quinta-feira, 15 de maio de 2008

Vilnius, Lituania - 13 a 14 de maio de 2008: a Ouro Preto das capitais dos paises balticos.










Apos Riga, rumei para Vilnius, capital da Lituania. A viagem de onibus demorou cerca de quatro horas. O albergue que fiquei nao ficava muito longe da estacao de onibus, entao pude tranquilamente ir a peh. Nada de especial no VB Sleep, apenas a localizacao, bem no centro da cidade velha.






Vilnius definitivamente merece o nome de Ouro Preto dos paises balticos. Isso porque seu centro historico tem varias igrejas barrocas, que lembram um pouco aquelas que encontramos na cidade mineira.















Entretanto, diferente de Ouro Preto, Vilnius nao parece ter parado no tempo. Basta nos afastarmos um pouco do centro historico - que a mim pareceu menor do que Riga e maior do que Tallinn - para notarmos que eh uma cidade que caminha largamente rumo ao desenvolvimento economico. Nao que nao se vejam os mesmos problemas que se ve nas demais capitais balticas, como pedintes, prostituicao, jogo etc, mas pareceu-me mais rica e desenvolvida, lembrando muito as cidades da europa ocidental que jah conheci - exceto do sul da Italia, que mais lembra o Brasil...rs
De qualquer forma, se tivesse que fazer um ranking das cidades mais interessantes dos paises balticos, Vilnius ocuparia a lanterna. Ela me pareceu um pouco sem sal, e sem tanta vibracao e charme, como Tallinn, e calor humano, grandiosidade e acolhimento como a apaixonante Riga. Um dia basta, e um breve passeio pelo centro historico, onde se pode ver perfomances de violinistas e tenores em troca de umas moedas, jah basta.
A noite do dia 14 de maio rumei para Varsovia, capital da Polonia. Em se tratando de uma viagem longa, de cerca de nove horas (!), nao tive como fugir do onibus noturno.
Continua no proximo "post"!

2 comentários:

Anônimo disse...

Márcio,
Que expeiência e tanto você está tendo,com essas cidades tão diferentes e com características tão marcantes.
Continue aproveitando bem todos esses momentos.
Eu e seu pai estamos curtindo a viagem,através do seu relato.
Está sendo bem divertido!
Beijos .

Márcio Santoro disse...

Oi, pai e mae! Tenho tido realmente uma gama muito grande de boas experiencias durante esta viagem. Acredito que estes quase 15 dias de viagem passaram-se como um ano de experiencias e aprendizado. Soh estou um pouco cansado, mas nada que me desanime! rs Beijos!