sábado, 10 de maio de 2008

Tallinn, Estonia - 09/11 de maio de 2008 - uma cidade de contrastes













































































Escrevo de Tallinn, Estonia, outrora integrante da poderosa Ex-Uniao Sovietica, de quem se separou no final do seculo passado. Hoje a Estonia faz parte da Uniao Europeia e vem se desenvolvendo muito economicamente. Isso nao significa, contudo, que essa riqueza venha sendo igualitariamente distribuida, conforme falarei mais ao longo deste "post".




















Vim para cah de navio, partindo de Helsinki. A viagem, de cerca de 90 km, durou tres horas, e foi bem tranquila. Meu albergue na Estonia fica proximo ao porto, entao, apos uma rapida caminhada e uma providencial ajuda de uma canadense que percebeu que eu estava meio perdido com o mapa rs, consegui chegar no local.






















O albergue se situa na cidade velha, que eh a principal atracao turistica da cidade. Sao edificacoes que datam da idade media e estao surpreendemente bem preservadas, talvez muito por conta do periodo em que viveram sob o "socialismo real", jah que estiveram livres da especulacao imobiliaria. A beleza - e a riqueza, estampada nos inumeros carros luxosos pelas redondezas -impressiona, e hoje a area eh praticamente toda destinada aos turistas, com muitos restaurantes, bares e lojas de souveniers.






















Como nao gosto de ficar preso a lugares meramente turisticos, decidi explorar a cidade, e encontrei uma realidade bem diferente.


























Saindo do centro historico e da area comercial adjacente (algo que pouquissimos turistas fazem), nos deparamos com resquicios ainda muito vivos da area sovietica. Grande parte da minha "descoberta", devo confessar, aconteceu inclusive por mero acaso. Quando ia a rodoviaria comprar minha passagem para Riga, Letonia, para onde embarco amanha, peguei o bonde no sentido errado, o que me levou a uma viagem as profundezas da cidade de Tallinn onde o tempo parece ter parado com a ruptura com a URSS, muito mais cinzenta do que o que jah havia visto a poucos metros de distancia do centro comercial/empresarial da cidade.






























Predios de aspecto marrom-cinzento, que seriam uma mistura dos antigos predios residenciais de Brasilia com aqueles antigos conjuntos do BNH do bairro de Iraja, no Rio, imperam na paisagem. Muitos guardam um grande aspecto de abandono. Vendo essas coisas me veio a mente a imagem de diversas partes do nosso centro carioca, alias, principalmente do nosso centro carioca dos anos 80. Nao tem como nao se sentir em casa! rs




































Ao lado da estacao ferroviaria e espalhado por outros lugares "estrategicos" da cidade, encontramos muitos camelos, que vendem absolutamente de tudo e no qual trabalham pessoas humildes, exatamente como no Brasil. Inclusive encontrei medalhas da epoca sovietica, que comprei por poucas coroas estonianas, pagando algo menos do que dez reais. De certa forma eh inevitavel um certo sentimento nostalgico, e apesar de todos os equivocos e erros daquele sistema, eh triste ver como seus simbolos foram desmantelados. Uma das medalhas que comprei era um premio dado ao trabalhador sovietico. Eh realmente pertubador imaginar quantas mudancas ocorreram em tao pouco tempo e como isso deve afetar o imaginarios e aspiracoes de um povo, principalmente pelo fato de que muitas dessas mudancas parecem nao ter sido para melhor, como pude constatar.
































Pelas ruas, isso durante a tarde, inclusive, vi muitos bebados, as vezes desmaiados pelo gramado, outros literalmente na sarjeta, pelas calcadas, ruas, estacao de trem. Serah que a tao esperada prosperidade economica do capitalismo chegou para eles tb? Nao eh a toa que li uma noticia quando em Paris que foi vetada a pretensao da Estonia de adocao do euro enquanto moeda corrente, jah que esta aquem dos requisitos economicos para isso, e como constatado, tera que mudar muito ainda, principalmente nos aspectos sociais.


































Para minha grata surpresa, o fim da viagem errada de bonde me levou a uma regiao com grande area verde e as margens do mar baltico, onde tirei uma das fotos que coloquei acima. Realmente uma paisagem bonita e tranquilizadora, apos uma tarde de volta ao periodo sovietico.














































Quanto aos habitantes de Tallinn, esta eh uma cidade de certa forma dividida. Quase a metade sao russos, muitos dos quais vieram para cah durante o periodo em que a Estonia fez parte da URSS, e a outra de estonianos. Os estonianos com quem tive a oportunidade de falar parecem nao simpatizar muito com os russos, assim como na Servia, ano passado, percebi o mesmo sentimento envolvendo servios e croatas. Esses povos da europa realmente sao muito complicados, e fico feliz de viver em um pais onde nossas diferencas regionais/nacionais sao resolvidas no futebol e no maximo terminam em algumas piadas de mau-gosto e duplo sentido.
































Os estonianos sao um povo mais aberto que os finlandeses, principalmente os mais novos, que parecem estar felizes com a integracao a europa e buscam levar uma vida o mais proximo possivel daquela de seus vizinhos ricos. Claro, recorrem a alguns artificios, como a compra de roupas e tenis falsificados, como observei nos camelos da estacao de trem...rs Sao geralmente simpaticos com quem eh de fora, e adoram sair pelas ruas, shoppings, bares, como os servios em Belgrado.




































Tive a oportunidade de, pela primeira vez nesta viagem, sair a noite, com ingleses e canadenses em sua maioria, que conheci em um albergue vizinho. A noite realmente foi muito boa, e pra variar vi muitos ingleses e australianos bebados. O da foto acima (caido a mesa do bar) eu nao tenho certeza se era ingles ou estoniano, mas apenas de que estava realmente muito mal! rs Ele terminou a noite carregado, como testemunhei horas mais tarde...rs




































Acordei soh a uma da tarde hoje, e pela primeira vez me sinto realmente descansado nessa viagem! rs Gostei muito da Estonia e de seu povo, de muito alto astral no geral, principalmente os mais novos, mas infelizmente amanha terei que partir. Vou para Riga, capital da Letonia, em um trajeto por onibus, o que deverah ser interessante para conhecer melhor o interior dos dois paises. De lah mandarei noticias. Abracos a todos!




























8 comentários:

Unknown disse...

Salve, salve Comandante!! Poxa, as suas fotos da Estônia me traz ótimas lembranças da Rússia.rss..Mas que coisa foi essa dos bêbados espalhados pela cidade,hein? Se bem que na foto do bar não foi nisto que reparei.hehehe Grande abraço e que venha Riga!!! :)

tania disse...

Marcio,como sempre, seu blog é uma aula de história. Aprendo muito. Super interessante e explicativo. Parabéns. Vou continuar acompanhando sua viagem. Beijos

Anônimo disse...

Oi Márcio !
Eu e seu pai estamos curtindo a sua viagem, através dos seus comentários sempre bem humorados.
Até a próxima cidade !
Beijos carinhosos da sua mãe.

Anônimo disse...

Oi Primo!! Adorei seu comentário sobre a Estônia! Essa questão dos bêbados, dos camelôes já eram de se esperar. A Europa Oriental após a queda da URSS e do socialismo passou por uma crise econômica seríssima. È normal que ainda não tenha se recuperado totalmente..foi muito recente..17 anos apenas.
Olha, a Letônia provavelmente será muito interessante também. conte-me tudo. Bjim e Bom passeio!

Márcio Santoro disse...

Fala, Marcelo! O leste europeu realmente eh fantastico, assim como acredito seja a Russia, que tem uma identidade cultural muito forte com essa area. E como sabe, eles adoram uma vodka, ne? rs Mas falando serio, acredito que o alcolismo seja realmente um problema serio na regiao! Abracao! P.S.: Riga tem se mostrado fascinante, aguarde o proximo "post"!

Márcio Santoro disse...

Olah, tia! Obrigado pelo comentario, vc eh uma das minhas mais fieis leitoras! :))) Aguarde os proximos "posts"! Beijos!

Márcio Santoro disse...

Oi, pai e mae! Obrigado!!! A viagem estah fantastica, estou reunindo forcas para colocar o "post" sobre Riga no ar, pois os ultimos dias tem sido realmente intensos, por isso nao sei se consigo ainda hoje. De qq forma, amanha parto a tarde para Vilnius, a capital da Lituania! Beijos e abracos!

Márcio Santoro disse...

Olah, prima! Concordo integralmente com o que disse, realmente eh muito recente em termos historicos a independencia desses paises e o fim da URSS. Realmente, eles tem muito ainda para recuperar. O problema que visualizo eh o futuro de sociedade que construirao. Eh certo que houve um grande desenvolvimento economico, mas ele parece ter sido tb bastante desigual, aumentando bastante as diferencas sociais e incrementando atividades como prostituicao e jogo que trazem muitas consequencias negativas. Beijos, e aguarde as noticias sobre Riga!