quinta-feira, 15 de maio de 2008

Varsovia, Polonia - 15 de maio de 2008: cidade-simbolo da antiga cortina de ferro.











Das cidades que ateh agora conheci do leste europeu, se tivesse que escolher uma cidade-simbolo da cortina de ferro, sem duvida seria Varsovia, que guarda, tanto em sua historia como na arquitetura, tracos muito evidentes daquela epoca. Acredito que todos jah devam ter alguma vez ouvido falar desta cidade, seja do famoso gueto de Varsovia - onde durante a segunda guerra mundial centenas de milhares de judeus foram aprisionados e, apos, em sua maioria, levados para campos de concentracao da regiao onde foram exterminados (recomendo o filme "O Pianista", que conta um pouco dessa historia) -, seja do pacto de Varsovia, que foi o nome dado a alianca militar entre os antigos paises do bloco "socialista-real" durante a guerra fria, em oposicao a OTAN, que reunia o bloco capitalista e ateh hoje existe, mas claro, com funcoes diversas, como a "guerra contra o terrorismo" no Afeganistao, ante ao fim do socialismo real na regiao.
Chegar ateh aqui foi ateh agora a parte mais cansativa da viagem. Tive que pegar um onibus noturno de Vilnius, na Lituania, jah que a duracao da viagem (cerca de 9 horas), nao admitia opcoes. A primeira vista os poloneses - sem duvida a imensa maioria dos passageiros do onibus - sao muito enrolados e atrapalhados. Para comecar, apesar dos lugares marcados, ninguem respeitava a ordem dos assentos, chegando ao ponto de o motorista dizer que nao valia mais os assentos marcados - pelo menos acho que foi isso que ele falou, pois foi em polones, nunca vou saber ao certo rs! De qualquer forma, nao restam duvidas de que o ato supremo e irrecorrivel do motorista deu muita confusao! hehehe Bem, passada a confusao de passageiros andando que nem zumbi de um lado para o outro do onibus, este partiu, lotado, rumo a Polonia. Quando acordei, jah estavamos em territorio polones. Mais uma vez, nenhum controle na fronteira, jah que a Polonia, felizmente, tambem integra a Uniao Europeia.
Ao chegar na rodoviaria, outro desafio, pegar um onibus para o albergue, pois aquela ficava bastante longe do centro. Pra variar, peguei no sentido errado, o que me fez penar ainda mais no engarrafado transito de Varsovia, isso as sete da manha! rs
A cidade impressiona. Sao larguissimas avenidas, com varios predios ao velho e (des) elegante estilo sovietico. Um ar muito cinzento-amarrronzado que chega a dar medo. Por sorte, hoje fez (e ainda faz, enquanto escrevo este "post") um dia de sol maravilhoso (e muito quente agora, por sinal).
A cidade lembra as vezes Brasilia, soh que com a cor cinzenta-amarronzado imperando. Hah um espacamento muito grande entre os predios, e apesar das novas construcoes da era capitalista, muito numerosas, com altos espigoes e igualmente feios rs, ainda impera na paisagem os blocos sovieticos. Hah muitas pracas tb, o que pelo menos quebra um pouco o ar pesadamente carregado da atmosfera de concreto daqueles blocos (e acrescentaria dos novos predios...rs).
Varsovia tem uma parte historica, muito bonita, mas cujo tamanho eh insignificante perto da grandiosidade da cidade. Como podem ver na foto antiga acima, ela foi totalmente arrasada durante a ultima guerra mundial, portanto, trata-se, na verdade, de uma cidade-historica totalmente reconstruida, mas nao deixa, por isso, de ser admiravel e valer uma visitinha. Tem muitas igrejas, museus e restaurantes espalhadas por si. O povo polones eh bastante catolico, e nao eh a toa que saiu deste pais o Papa Joao Paulo II.
Tive a oportunidade de almocar uma boa comida polonesa em um antigo restaurante que sobreviveu a queda da cortina de ferro (dica do meu manual de sobrevivencia do lonely planet, mais uma vez). O restaurante, que nao tem nenhum luxo, mas ateh guarda um certo charme "old style" (foto acima da entrada, uma casa avermelhada), se assemelha um pouco aos nossos velhos botequins, que ainda podemos encontrar pelo centro do Rio. Realmente foi uma dica otima, pois eh um local frequentado em sua maioria pelos locais, principalmente por trabalhadores da regiao proxima ao centro velho. Foi uma pechincha, uns 12 slotys, algo em torno de 4 euros ou 12 reais, por uma das melhores carnes de porco que jah comi, e isso acompanhado de refrigerante!
Ainda visitei o museu da historia cidade, mas foi decepcionante. A colecao eh fraca (parece ter sido feita por um estudante relapso do ensino fundamental), e encontrava-se parcialmente em obras, com varias partes interditadas ao publico. Mas nao posso reclamar, a entrada foi de graca! rs Felizmente o socialismo nao morreu em algumas coisas por aqui...rs Ah, eles tem banheiros gratis tb, algo que jamais havia visto na europa! rs
Varsovia serah uma brevissima parada, pois amanha embarco para Cracovia, tambem na Polonia, a tarde, onde encontrarei meus amigos do Brasil. Assim sendo, a parte "solitaria" da viagem termina por aqui, embora, como sempre, felizmente um viajante sozinho dificilmente fique solitario o tempo todo, pois nao eh dificil encontrar pessoas com quem compartilhar passeios ou uma simples conversa pelo caminho, basta se estar realmente aberto para viajar, o que, como disse no inicio do blog desta viagem, eh muito mais um estado de espirito do que um deslocamento no espaco. Abracos a todos, e ateh o proximo "post"!

11 comentários:

Anônimo disse...

oi primo..vc se aventurou hein??
quando li da polônia, me lembrei do corredor polonês..que foi construído para que os poloneses tivessem acesso ao mar e esse acesso era feito pela alemanha. ?Muitos conflitos ocorreram ali..se por acaso vc passar nessa região, me conte tudo..ok??

bjim

Anônimo disse...

Márcio,
Muito interessante essa 1ªparte solitária da sua viagem. Eu e seu pai adoramos o relato que você fêz dessas cidades pelas quais você passou,pois descobrimos belezas surpreendentes,em regiões que ,se não fosse por você,nunca chamariam a nossa atenção.
Agora,aguardaremos as aventuras com o Felipe e outros amigos.
Divirtam-se!
Beijos carinhosos nossos para você.

Maurício Santoro disse...

Oi, rapaz.

Passei a semana na academia militar e só hoje consegui ler seus posts sobre o Báltico e a Polônia. Gostei muitíssimo, com certeza teremos bastante papo para quando você voltar.

Por coincidência, a parte do curso de relações internacionais que estou ministrando na academia militar envolve a integração européia e estou dando bastante destaque à incorporação da região que você visita à UE e à OTAN. Falei muito sobre a experiência da Polônia, das sucessivas ocupações russas e alemãs, e de como isso impulsionou o país para os EUA.

Os cadetes são incrivelmente interessados na Rússia e as discussões estão muito boas. Aliás, tenho a impressão de que você iria simplesmente adorar a academia militar, como todos nós.

O Exército está conversando comigo sobre a possibilidade de eu ficar como professor em escolas militares, tanto na Academia quanto na Escola de Comando e Estado-Maior. Enfim, longo papo...

Márcio Santoro disse...

Oi, prima!A Polonia tem se mostrado um pais super interessante! Realmente, o que nao faltou para este pais foram guerras e invasoes estrangeiras. Tenho tido pouco tempo para postar, mas quando puder, colocarei mais detalhes! Beijos.

Márcio Santoro disse...

Oi, mae e pai! Que bom que gostaram dos relatos da primeira parte! Realmente, a regiao eh muito interessante e superou as minhas expectativas! Tenho tido pouco tempo para postar, e estou muito cansado para fazer isso agora, mas quando puder, conto os detalhes de Cracovia. Encontrei com o Felipe e o Carlos sem problemas e estamos andando bastante por aqui! Beijos para todos!

Márcio Santoro disse...

Fala, Mauricio! Nossa, quantas novidades boas! Depois quero tambem saber os detalhes da experiencia nas agulhas negras, tenho certeza de que deve ter sido excelente pelo que vc falou! Vamos ter muito para conversar sobre a regiao, tem sido uma excelente aula de historia essa viagem. Algo que impressiona eh o desenvolvimento economico pelo qual esses paises do leste que visitei ateh agora tem passado. Apesar dos efeitos colaterais que observo como pedintes, prostituicao e pobreza em determinadas areas, eh evidente que vem obtendo muitos avancos, que os colocam em posicao, pelo menos aparentemente, bem superior a do nosso pais em termos de qualidade de vida. Abracao!

Gigi disse...

Volta logo!

Gigi disse...

pro blog, eu digo... rs

Márcio Santoro disse...

Oi, Gigi! To tentando arrumar tempo para postar as fotos daqui de Viena, na Austria! rs Como andam as coisas nos EUA? Tanto frio como aqui? rs Beijos!

Anônimo disse...

Oi,Márcio!
Estamos sentindo falta dos seus relatos.
Hoje,dia 20,chegou o cartão postal que você nos enviou de Tallinn.

Falei,no fim de semana , com a mãe do Felipe e passei para ela o endereço eletrônico do seu blog para ela acompanhar a viagem.

Beijos saudosos meus e do seu pai.

Márcio Santoro disse...

Oi, mae! Que bom o cartao chegou! rs Os dias tem andando muito corridos, mas espero atualizar um pouco mais agora! Beijos e abracos para vc e para o pai! Saudades!