sexta-feira, 23 de maio de 2008

As minas de sal de Wielicza, Polonia - 16 de maio de 2008









As minas de sal de Wielicza foram uma grata surpresa. A apenas uns 20 minutos de carro de Cracovia, os seus caminhos subterraneos perfazem um total de quase 300 km de extensao.



A mina de sal eh antiquissima, tendo cerca de uns 800 anos. A grande atracao dela sao as esculturas nas pedras, feitas em sua maioria pelos proprios mineiros. Faz bastante frio lah em baixo, e passando-se a mao nas rochas pode-se tirar um pouco de sal.




Ao longo de sua historia, a mina recebeu ilustres turistas, como Copernico, Goethe, entre outros. Guarda historias curiosas, como a do canal Weimar (foto). O passeio de barco, iniciado no seculo XIX para turistas, foi fechado apos soldados austro-hungaros, durante a primeira guerra, terem morrido afogados apos virarem o barco que fazia o pequeno passeio (provavelmente bebados... rs).



A salinidade da agua dos lagos da mina eh incrivel (foto). A proporcao eh de 325 g de sal para um litro de agua, o que torna possivel um ser humano boiar na agua sem saber nadar.



A caminhada pelo subterraneo da mina (que fica hah mais de cem metros abaixo da superficie, chegando a 300 m em alguns trechos) eh longa, mas vale a visita.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Márcio!
Você está descobrindo lugares incríveis !
Seu pai manda um abraço,
Beijos carinhosos da sua mãe.

Patricia disse...

Olá Márcio, pelo que vejo vc está (ou estava, pela data) em um dos lugares que é meu sonho conhecer. Sabia da existência da mina, porém, não imaginava que era tão impressionante!!