sábado, 24 de maio de 2008

Bratislava, Eslovaquia (21 de maio): a cidade do filme de terror ¨O Albergue¨.





















Bratislava eh a capital da Eslovaquia. Talvez seja mais conhecida por ser o cenario do filme de terror "Albergue", que conta a historia de jovens mochileiros americanos que se veem em uma grande roubada em uma cidade desconhecida, exotica e perigosa da europa oriental.








Na verdade, Bratislava nao tem nada de desconhecida, exotica ou perigosa. Talvez antes da abertura politica o perigo fosse um pouco maior. Por fazer fronteira com a Austria, e estando a cerca de 50 km de Viena, era um dos pontos de tensao do mundo dividido da guerra fria, sendo extremamente vigiada pelas forcas armadas de ambos os lados.










Hoje a Eslovaquia eh uma das vedetes da europa oriental, e se prepara para adotar o euro em breve, creio que ainda este ano, conforme noticia que li em jornal por aqui. Na verdade, conforme observamos por lah, os precos jah estao todos "eurorizados", com pouca diferenca em relacao a Austria.








A cidade, contudo, eh bastante diferente. Tem um aspecto mais sujo e pobre do que Viena, mas nada assustador, exceto sua estacao de trem rs, e no geral poderiamos considera-la bem mais desenvolvida do que as nossas cidades brasileiras. Tem uma parte historica bastante grande, com um castelo enorme situado no alto de uma colina, o qual tivemos oportunidade de visitar. Bratislava tem muita historia. Nesta cidade, durante muitos anos foram corados os reis hungaros, quando Budapeste encontrava-se sobre controle dos turcos.








A cidade eh, assim como Viena, cortada pelo danubio, que ao contrario do nome da famosa musica classica "danubio azul", de Johann Strauss, nao tem nada de azul, mas sim uma aparencia verde, mas parecida com um dos inumeros rios poluidos que cortam as grandes cidades brasileiras. rs





A cidade eh pequena, e pode-se conhecer quase todas as suas principais atracoes em um dia de caminhada, que foi o que fizemos.




Algo inusitado que chama a atencao na cidade sao determinadas placas de formatura, que sao fixadas em pequenas lojas (talvez da turma de um filho do dono ou de empregado), com fotos de formandos de nivel medio e superior. O engracao eh que todos fazem umas poses tentando parecer sexys, com maos no queixo, olhares perdidos, bracos cruzados, como cantores e cantoras em albuns de cd. O resultado eh hilario, como podem comprovar na foto acima (basta clicar em cima para aumentar o tamanho).



Outra curiosidade eh que a grafia de policia eh exatamente como a do portugues, inclusive com acento agudo no ¨i¨, apesar de o eslovaco nao ter nada a ver com nossa lingua, lembrando em muitas palavras o polones.
Curioso notar a tendencia universalista de certos monumentos do passado socialista. Na antiga Berlin oriental (hoje unificada) encontra-se o famoso relogio mundial, com a hora de varias partes do mundo. Em Bratislava, hah algo parecido, soh que em vez das horas apresenta a distancia da cidade para diversas grandes cidades do mundo. Assim constatei que jah havia me distanciado, apenas percorrendo este trajeto por terra e mar, exatamente 1430 km (foto acima) do meu destino inicial na europa, Helsinki, na Finlandia. Uma bela distancia, nao?


7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Márcio!
Vocês chegaram à Eslovaquia e Praga?Não vão dar um pulinho até lá ?
Beijos.

Márcio Santoro disse...

Oi, mae! Nao fomos a Praga, vai ficar para a proxima! rs Hoje partimos a noite, no trem noturno, de Budapeste para a transilvania, na Romenia. Beijos para vc e para o pai!

tania disse...

Marcio,estou há semanas sem entrar na internete.Hoje consegui ler e ver tudo q vc colocou. Realmente,entrar em um campo de concentração deve mexer muito com nossos sentimentos.
Suas fotos estão ótimas e os textos tb.
Beijos

A. A. Cella disse...

Incrível!
Estava dando uma olhada pela primeira vez no seu blog e reconheci na foto o Felipe Pavan, que já encontrei em outro mochilão pela Europa, mas especificamente em Madrid, em setembro de 2006. Tenho até foto com ele e o amigo dele (acho que era Carlos).
Manda um abraço para ele do colega dele da AGU, André Cella.
To escrevendo meu blog com histórias de viagem também: http://demochilao.blogspot.com

Márcio Santoro disse...

Olah, Andre! Excelente seu blog! Gostei muito dos relatos que li, e que bom que vc encontrou o meu, pois tenho certeza de que a leitura do seu blog me ajudarah em futuras viagens! Que grande coincidencia vc conhecer meus amigos Pavan e Carlos! Vejo tb que somos colegas, estou na PU/ES. Infelizmente o Pavan se despediu da gente em Budapeste, e agora estamos continuando nosso mochilao - eu, Cachorro (tb da AGU) e Carlos - em Brasov, na Romenia. Seguirei acompanhando seu blog! Um grande Abraco e otima viagem!

Márcio Santoro disse...

Oi, tia! Obrigado! Entrar em um lugar onde aconteceram coisas tao horriveis como Aushwitz realmente mexe com a gente, nao tem como nao. De qq forma, acho importante a visita, inclusive em homenagem aqueles que perderam suas vidas ali. Beijos!

tania disse...

Finalmente vc encontrou o Sol!!! Vai pegar uma corzinha brasileira!!!! Vida dura : sol, cerveja, passeio!!!
beijos