sexta-feira, 9 de maio de 2008

Helsinki - Finlandia - 08-09 de maio de 2008
















Finalmente consegui um tempo para escrever, pois este inicio de viagem tem sido bastante corrido. Estou agora em Tallinn, capital da Estonia. Bem, mas sobre este pais eu falo no proximo "post", vamos a Finlandia primeiro.
Chegar na Finlandia foi um pouco cansativo. Em termos de duracao da viagem, se levarmos em conta o horario do Brasil, ateh que nao foi tao longo o voo, saih quatro e meia da tarde e cheguei nove da manha, isso inclusive contando o tempo que esperei em Paris para pegar minha conexao. Acontece que a diferenca de fuso-horario eh de seis horas, ou seja, cheguei as tres da tarde, e essas mudancas bruscas de horario cansam sempre um pouco, bem, mas nada que nao possamos suportar.
O meu albergue ficava bem ao lado do estadio olimpico. Se pensarmos em termos de Helsinki, isso eh um pouco afastado do centro, mas as distancias por lah sao muito pequenas, entao com uma caminhada de pouco mais de um quilometro se chega bem ao coracao da cidade.
A Finlandia eh um pais que tem uma historia marcada por invasoes estrangeiras. Primeiro, pelos suecos, depois, pelos russos. De certa forma isso influenciou bastante a formacao cultural-etnica de seu povo, que seria uma especie de mistura entre suecos e russos. Apenas para se ter nocao de quao proximo eh da Russia, Sao Petersburgo, uma das mais importantes cidades da Russia, fica a cerca de 400 km, distancia menor do que a entre o Rio e Sao Paulo.
Helsinki impressiona a primeira vista pela modernidade, limpeza, organizacao e pelo seu povo, extremamente branco e em sua maioria loiro. Diferentemente de Estocolmo, a cidade nao tem um centro historico tao expressivo, nem tantas construcoes antigas. Talvez devido ao fato de ter sido pesadamente bombardeada durante a segunda guerra mundial, pois os filandeses aliaram-se aos nazistas, o que lhes custou mais de 100 mil vidas. Vi tambem um numero bem menor de imigrantes, creio que muito devido ao rigoroso controle que exercem sobre a imigracao. So para se ter nocao, em materia que li no "El Pais", jornal espanhol, enquanto esperava meu voo em Paris, a Finlandia eh um dos paises da Uniao Europeia que tem menos imigrantes oficialmente registrados (quase metade do que a Estonia, por exemplo). Alias, de certa forma senti isso na pele, pois fui parado pela policia no aeroporto em voo entre dois paises da Uniao Europeia, o que eles fazem apenas seletivamente (e claro, eu era o unico nao branco loiro do voo rs), mas nada como ter um passaporte europeu nessa hora e dar uma legitima e educativa "carteirada"! hehehe
Outra diferenca que notei com relacao aos finlandeses foi o fato de achar as pessoas mais reservadas em Helsinki. Nao que os suecos sejam tao expansivos como os latinos, mas comparando os povos dos paises nordicos que ateh agora conheco, os finlandeses seriam mais fechados, exceto pelo fato de falar muito no celular, o que fazem quase que a todo momento, inclusive dirigindo. A vida noturna eh tambem bem menos expressiva que a sueca. Claro, o clima deve contribuir muito para isso. Estamos quase no verao, mas ainda assim a temperatura estava entre 12, 13 graus! rs Vi tambem pouquissimos com cachorros, sendo que na europa costuma existir justamente o contrario. Acredito que deva existir alguma relacao com o fato de serem os campeoes de competitividade, tendo sido escolhidos recentemente o pais mais competitivo do mundo. Talvez esse capitalismo em excesso faca mal as relacoes sociais.
Observei em Helsinki a mesma situacao que vi em Colonia, na Alemanha, e que para nos brasileiros eh hilaria. A rua, sem qualquer transito, mas com o sinal para pedestres fechado e um bando de gente esperando abri-lo para atravessar....realmente, a diferenca cultural as vezes parece ser inconciliavel! rs
Pude conhecer bastante da cidade, que como disse eh bem pequena, pode-se fazer todo centro historico a peh sem problemas. Vi coisas curiosas, como a imensa quantidade de coelhos (e ateh esquilos!) que invadiam os gramados do estadio e de pracas publicas pela manha, e um numero muito grande de garotas treinando futebol no estadio. Mas pela tecnica delas, nossa selecao feminina nao vai precisar se preocupar muito! hehehe
O sol nessa epoca soh se poe depois de nove da noite, e jah as quatro da manha amanhece. Eh estranho, nao sei se acostumaria a passar metade do ano com sol quase todo dia, e na outra (inverno) quase sem ve-lo. Talvez por isso o indice de suicidios nos paises nordicos seja tao alto.
Por curiosidade, enquanto estava em Paris folheei varios jornais europeus e americanos, como "El Pais", "Wall Street Journal", entre outros, e as unicas noticias que encontrei sobre o Brasil foram: a volta atras do depoimento dos travestis que sairam com o Ronaldo; a descoberta de um esquema de propina a autoridades brasileiras que envolvia empresas europeias que faziam obras aih; a absolvicao do acusado de ser mandante da missionaria americana Dorothy; o recorde do Rubens Barrichelo em logevidade da formula 1; uma vitoria do fluminense. Ou seja, tirando o esporte (menos a vitoria do fluminense hehehe), soh coisa ruim! rs
Helsinki foi apenas uma breve passagem, mais por questoes de praticidade de voo, pois meu verdadeiro objetivo nessa viagem eh o leste europeu. Assim sendo, pela manha viajei de navio, atravessando o golfo da Finlandia, ateh Tallinn, capital da Estonia, que fica a cerca de 90 km (mais ou menos a distancia entre Miami e Havana). No proximo "post" tratarei daqui, mas adianto que estou adorando! Eh uma volta ao tempo isso daqui! hehehe Abraco a todos!





11 comentários:

Unknown disse...

Grande Márcio!!! Gostei do texto e achei interessante a comparação da Finlândia com a Suécia. :) Realmente aí, como na Rússia, o sol aparece bem cedo e se você tivesse viajado em julho então, veria que ele praticamente não se põe. Abração e hasta la victoria sempre!!! :D

Anônimo disse...

Olá Márcio!
Que boa surpresa a Finlândia! Pelas suas palavras dá vontade de ir conhecê-la,só acho difícil lidar com o sol demais ,ou de menos,pois o meu sono é muito influenciado pela claridade.
Eu e seu pai estamos agora aguardando as novidades sobre a Estonia.
beijos carinhosos nossos para você.
Continue curtindo muito a sua viagem

Márcio Santoro disse...

Fala, Marcelo! Obrigado pelo comentario! Faco ideia de como deva ser em julho, e imagino que seja realmente estranho nao ter quase noite! rs Foi essa a epoca em que vc esteve na Russia, entao deve saber bem como eh! rs Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, mae!


Realmente eh dificil se acostumar com essa mudanca do amanhecer/entardecer. Agora o pior deve ser no inverno, realmente acredito que seja muito deprimente anoitecer ao meio-dia! rs Vou ver se posto as noticias da Estonia ainda hoje. Beijos carinhosos para vcs tb!

Anônimo disse...

Oi Primo!!! A Finlandia com certeza é um país de 1º mundo! Dá até vontade de ir! Olha..me conte tudo sobre a Estônia: situação econômica e social do povo, se há vestígios do socialismo (se houver explique quais e suas consequências) e se é comum as pessoas do leste europeu migrarem para a europa ocidental E p/ descontrair um pouquinho: me conte das diversões noturnas e cuidado c/ o ALBERGUE!!! rsrsrs Bjim

Anônimo disse...

Oi Márcio! Sabe, ler seus comentários sobre a viagem me deixou um pouco triste. Ah!Como seria bom se nosso país fosse tão organizado, tão desenvolvido e próspero como os países que você está visitando... rs. Em todo caso, sonhar não custa nada, não é mesmo? Olha, aproveite bastante a viagem por nós, um grande abraço do seu "primo postiço" e que tal quando você retornar combinarmos de sairmos juntos eu, Adriana e você?

Márcio Santoro disse...

Olah, prima! Acho que respondi parcialmente suas duvidas no comentario do blog posterior. Quanto as diversoes noturnas, tambem coloquei um pouco mais lah, e pretendo continuar a desenvolver o assunto nos proximos "posts"! Beijos!

Márcio Santoro disse...

Ola, meu "primo postico"! hehehe Obrigado por seu comentario! Realmente, acredito que seria muito bom se tivessemos um pouco do desenvolvimento social que eles alcancaram na Finlandia. Entretanto, gostaria mais ainda que esse desenvolvimento social nao fosse acompanhado de uma certa dose de apatia e solidao, como observei naquele pais. No mais, estamos combinados, quando eu voltar vamos combinar uma saida no Rio! Um grande abraco!

INSEGNANTE CLAUDIA CORREA disse...

Ciao, Marcio
Che bello! Sempre in viaggio!
E immaginare che qui sono io l'insegnante... non puoi immaginare il quanto imparo da te con la lettura dei tuoi post.
Buon viaggio!

Márcio Santoro disse...

Ciao, Claudia!!! Grazie per tutti que hai detto!!!! Bacci!

cintia disse...

oi. vc ainda existe? rs
última postagem é antiga...