sexta-feira, 30 de maio de 2008

Brasov, Siguisoara e Bran, Romenia - 26 a 28 de maio de 2008: a regiao da transilvania, terra do Dracula.


























Apos Budapeste, fomos de trem noturno para Brasov, no interior da Romenia. Brasov fica proximo de Bran e a umas duas horas e meia de Sighisoara, terra do famoso Conde Dracula. Tais cidades sao da regiao conhecida como Transilvania.

Ao entrar em territorio romeno, eh inegavel sentirmos muita diferenca da Hungria e demais paises do leste que ateh entao haviamos estado. Primeiramente, a Romenia, apesar de integrar a Uniao Europeia desde 2007, nao faz parte do Acordo de Schengen. Ou seja, hah controle de fronteira, ainda que a passagem se de entre paises da UE. Assim sendo, no meio da madrugada, ao passar pela fronteira, tivemos checagem da policia hungara e romena, o que sempre torna a viagem mais cansativa.
Alem disso, a malha ferroviaria da romena eh bastante precaria. Nada de alta velocidade. O trem, alem de andar bem devagar, chacoalhava bastante. Da janela tb notavamos muitas diferencas na paisagem. O campo na Romenia eh ainda bastante pobre, sendo comum o uso de mao-de-obra intensiva, em pequenas propriedades, em sua maioria. Hah pouquissimos sinais de mecanizacao no campo, sendo uma agricultura bastante primitiva. Ateh mesmo o uso de tracao animal eh raro.
Na estacao ferroviaria de Brasov, mais mudancas de realidade. Muitas criancas pobres, algumas pedindo esmolas. Muitos ciganos e pobreza, constratando com a prospera e vibrante Budapeste, da qual haviamos partido. A cidade, fora do centro historico, apresenta os velhos e cinzentos predios de blocos ao estilo sovietico. No centro historico, veem-se jah muitas mudancas, representando ventos de prosperidade. Ruas e predios reformados, alem de muitas obras em curso, algo, alias, que se ve em todo pais. Resta saber o quanto beneficiarah sua populacao como um todo.
Escolhemos Brasov para passar duas noites por ser uma cidade-conexao para as duas localidades que pretendiamos ir no interior: Bran e Siguisoara.
Bran, que eh famosa por seu castelo, ficava a apenas meia-hora de onibus, e fomos jah no primeiro dia na Romenia. O castelo de Bran, apesar de bonito por fora, eh decepcionante por dentro. O Conde Dracula teria passado um curto espaco de tempo de sua vida por ali. Observe-se que o Dracula realmente existiu, mas evidente, nao era um vampiro. A fama advem da extrema crueldade com que tratava os prisioneiros otomanos, empalando-os vivo, alem de provaveis problemas de saude que o deixavam com a aparencia palida e aversao a luz do dia.
Fomos para Siguisoara no dia posterior. Esta cidade sim, a meu ver, eh a mais interessante a que fomos no interior da Romenia. Tem um centro historico realmente muito bonito, e tb com varias obras de reforma em curso. Lah se pode observar a casa onde o Conde Dracula morou, que hoje eh um restaurante onde jantamos (foto, onde estamos ao lado do busto dele). Hah tambem uma interessante torre, a do relogio, onde se tem uma vista panoramica muito bonita para toda a cidade. Uma tarde de visita eh o suficiente, eh uma cidade realmente pequena. Ali se veem alguns cachorros de rua, como o da foto, que constituem um problema nacional da Romenia, sendo especialmente grave em Bucareste, a capital do pais.
Outro acontecimento digno de nota foi uma garconete de um restaurante em que jantamos que nos perguntou se eramos brasileiros porque reconheceu o sotaque. Disse que aprendeu portugues assistindo a novelas brasileiras. Inacreditavel, nao ? rs Atualmente estao passando "O Clone" por lah....
Apos Brasov rumamos para Bucareste, onde chegamos no inicio da tarde e passamos uma noite. Continua no proximo "post".

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Márcio!
Incrível o roteiro de vocês !
Agora temos certeza de que a Transilvania existe mesmo !
Aguardaremos mais informações sobre a Romenia.
Beijos meus e de seu pai para você.

P/S :Uma notícia boa :o carro do Rique foi resgatado pela "equipe de choque" da seguradora,pois ele tinha no carro aquele sistema rastreador via satélite.O carro estava somente sem o rádio (CD).A Polícia não foi lá,mas a "milícia"da seguradora foi.Os caras eram sinistros. Eu os vi quando entregaram o carro ao Rique.

Maurício Santoro disse...

Olá, Márcio.

Você agora entrou numa área bem mais pobre da Europa Oriental. A Romênia e a Bulgária só entraram para a UE ano passado por causa desse desnível econômico, em particular a agricultura muito atrasada (e bastante importante para as sociedades locais).

Os outros países que você visitou são, historicamente, mais próximos à Europa Ocidental e fizeram parte do Império Hapsburgo ou alemão. A Romênia e a Bulgária eram território otomano (turco) até fins do século XIX, quando a Rússia pressionou para que virassem principados independentes, muito por conta das disputas entre cristãos ortodoxos e muçulmanos.

Aliás, o ex-ditador comunista da Romênia adorava as novelas brasileiras. Ele decretava feriado nacional no dia do último capítulo das tramas mais populares, como Escrava Isaura.

Boa nova: defendi a tese hoje à tarde. A cerimônia foi ótima, muito agitada e bonita, e portanto já sou oficialmente doutor em ciência política.

Abraços

Márcio Santoro disse...

Oı, mae! Acabei de postar sobre Bucareste! Vou ver se consigo postar sobre a Turquia antes de voltar, estou adorando o pais. Eh muito interessante essa fronteira entre ocidente/oriente e as comidas aqui sao deliciosas! Que otimo o carro do Rique ter sido achado, esse pessoal de recuperadora de veiculos eh "sinistro" mesmo, e a maioria eh policial. Beijos para vc e para o pai!

Márcio Santoro disse...

Oi, Mauricio!!! Parabens pela defesa da tese, "Doutor"! hehehe Depois quando chegar vou querer saber de todos os detalhes da cerimonia! Muito interessante o que vc disse sobre a Bulgaria e a Romenia, e achei supreendente o interesse do Nicolai Cieucescu pelas novelas brasileiras... essa heranca ele deixou para o povo romeno, assim como a corrupcao, pobreza... O campo eh realmente muito atrasado por lah, e pareceu ser bastante povoado. Ou seja, muitos problemas a vista nesse processo de modernizacao da Romenia....talvez com a entrada na UE as coisas estejam melhores daqui a alguns anos, porque por hora falta muito ainda a se fazer! Abracao e mais uma vez parabens!

Anônimo disse...

Boa tarde amigo,
Gostaria de saber se você comprou a passagem do trem de budapeste para brasov pela internet ou no local mesmo, e qual a companhia ferroviaria que usaram? fico no aguardo. obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde amigo,
Gostaria de saber se você comprou a passagem do trem de budapeste para brasov pela internet ou no local mesmo, e qual a companhia ferroviaria que usaram? fico no aguardo. obrigado.