segunda-feira, 26 de maio de 2008

Budapeste, Hungria 22 a 25 de maio de 2008: "o Brasil que deu certo."

















A frase nao eh minha, adianto, mas de nosso companheiro de viagem Felipe Pavan. E tenho que concordar, ela resume minhas impressoes sobre a Hungria, e, em particular, Budapeste, sua capital. O pais consegue reunir a informalidade e calor humano do Brasil e, ao mesmo tempo, apresenta uma organizacao e desenvolvimento economico-social que, apesar de nao estar ainda no mesmo patamar dos paises da europa ocidental, eh bastante significativo, sendo raros sinais de miseria.
























Saimos de Viena por trem, direto para Budapeste. A viagem foi muito boa, e aproveitamos para almocar no caminho. Tivemos o prazer de conhecer o italiano Umberto, que eh um retrato do mundo globalizado em que vivemos hoje. Ele eh italiano, mora em Viena, na Austria, e namora uma Belga, que mora na Hungria, e conversou conosco em ingles. Incrivel, nao ?! Em que outra epoca da humanidade se poderia imaginar isso? rs
























A estacao de trem de Budapeste, advirto, tem uma pessima aparencia, mas nao se deve julgar o pais por aquela estacao. Seria uma tremenda injustica.
























Budapeste eh uma cidade hoje muito desenvolvida, mas que preservou uma atmosfera e charme "old style" incomparavel. Apesar dos muitos grafites nos predios, eh, sem duvida, a melhor das cidades do leste europeu que jah visitei.











Os precos sao bastante em conta tb. Seu sistema de metro eh complicado, e exige um pouco de atencao para evitar multas, o que aconteceu com um amigo nosso. Por exemplo, diferentemente do resto da europa e do Brasil, eh preciso pagar um complemento ao bilhete unitario para se pegar conexoes. Apesar disso, os "baloes" sao frequentes, e muitas vezes "autorizados" pelos proprios fiscais, como aconteceu comigo, em uma determinada estacao onde nao havia venda de bilhetes no momento. Simplesmente o fiscal me deixou passar sem bilhete. Seria algo assim possivel na Austria? rs
A cidade eh extremamente vibrante, tem uma vida noturna incomparavel e na maioria dos lugares se pode entrar de graca, pagando-se apenas o que se consome. E nao pensem que por isso os lugare sao ruins, mas ao contrario, dao de dez a zero na maioria dos que temos no Brasil, tanto em termos de animacao como de frequencia.
Tivemos sorte porque pegamos um excelente tempo em Budapeste, o que deu para aproveitar uma praia artifical que montaram na regiao, com direito a futebol e volei de areia e palco com DJ. A organizacao era impressionante. Apesar de tudo ser de graca - heranca, talvez, do passado socialista - nao havia tumulto ou precariedade, e podia-se calmamente aproveitar o espaco publico, com direito a diversas atracoes e barracas.
Outra coisa sensacional que tivemos a oportunidade de conhecer foram as estacoes de aguas termais de Budapeste. Sao imensas piscinas com aguas que chegam a ateh 38o graus celsius. Foram construidas pelos turcos, e aproveitam a agua quente que vem das profundezas da terra. Sao lugares fantasticos, onde se pode passar uma bela tarde apenas relaxando e pegando um sol, e foi o que fizemos no sabado.
Vimos figuras estranhas no albergue em que ficamos, o Bubble. Lah havia um australiano que estava morando hah seis meses no local! Inacreditavel essas figuras que encontramos pelos albergues, um dia terei que escrever um livro soh sobre o assunto...rs A dona, Olga, foi realmente fantastica, e nos auxiliou muito com dicas sobre a cidade.
Visitamos tb um parque para onde foram "exiladas" as estatuas do passado comunista. Realmente a palavra certa eh "exilio", a distancia eh muito grande da cidade, e eh dificilimo ir para lah com transporte publico, por isso preferimos pegar um taxi, mas valeu a visita.
Diferente do que vi na Servia, as pessoas em Budapeste nao parecem ter muito saudosismo do passado comunista, embora reclamem dos baixos salarios e do crescimento das desigualdades com o capitalismo. Muitos com quem conversei jah trabalharam em outros paises, como a Inglaterra, principal destino, e continuam lutando por uma vida melhor, apesar de eu particularmente achar muito boa a que eles jah tem! rs
Apos Budapeste rumamos para a Romenia! Foi uma grande mudanca, realmente aqui jah vemos muito mais pobreza. Espero poder escrever sobre este pais em breve. Abracos a todos de Siguisoara, Transilvania, terra do Dracula! rs

11 comentários:

Maurício Santoro disse...

Muito bom! O pessoal daqui do trabalho que esteve em Budapeste descreveu a cidade como uma "pequena Paris".

Não se espante pela falta de saudosismo dos húngaros pelo comunismo. A URSS invadiu o país em 1956 e depôs um governo reformista, fuzilando muita gente e impondo uma mão-de-ferro terrível. Aliás, o Pacto de Varsóvia começou a ruir quando a Hungria abriu a fronteira com a Áustria.

Abraços

Anônimo disse...

Ae primo!!!! Vc visitou a cidade do albergue!!! Adorei..adorei.. Agora me diz uma coisa.. é verdade aquela cena do filme em q aparecem várias crianças pedindo dollar?? Isso realmente acontece???

Olha..eu no feriado tbm fiz um tour.. mas pelo sul de Minas..( vc q e chique..rsrs) - Lambari, São Lourenço e Varginha ( terra do e.t).

Anônimo disse...

Primo, seu blog ta mto interessante...imagino o q vc deve ter sentido no campo de concentração..deve ter ficado imaginando td q aconteceu na epoca do nazismo.
Olha quero saber td da transilvania..acho q la tem varios castelos

Márcio Santoro disse...

Oi, Mauricio! Realmente Budapeste foi a melhor surpresa da viagem! A cidade eh simplesmente fantastica, pois consegue juntar elegancia e beleza com um ar descontraido e alegre que lembra muito o nosso do Brasil. Tenho certeza de que vc iria gostar, e eh perfeita essa definicao do pessoal do seu trabalho. Realmente, a URSS nao deixou boas lembrancas na Hungria, inclusive ateh hoje os russos nao sao muito bem vistos por lah. Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, Adriana, em Bratislava nao vi aquelas cenas do filme nao rs, embora aqui na Romenia, de onde escrevo agora, tenha visto aquilo e muita coisa pior! rs Pode deixar que depois postarei sobre a Transilvania. Ah proposito, legal seu tour, o Brasil tb tem excelentes lugares para se ver, e nao sao melhores nem piores do que aqui na Europa, apenas diferentes. Beijos!

Anônimo disse...

Olá Márcio!
Ufa! Que calor ! Pelas fotos de vocês estamos vendo que, em Budapeste,a temperatura também lembrou o Brasil!Realmente,Budapeste é uma cidade linda e muito acolhedora, eu e seu pai gostamos muito dos dias que passamos aí.
Agora,esperamos os relatos sobre a Transilvania
Beijos.

Márcio Santoro disse...

Oi, mae! Adorei Budapeste! Realmente eh uma cidade encantadora, e quanto mais nos aproximamos do sul, mais quente fica! rs Vou demorar para postar sobre a Romenia, amanha viajo para Istambul e serao 20 horas de trem rs ! Beijos e abracos para vc e para o pai!

Anônimo disse...

Oi Primo..se eu fosse voce ficava na Europa p/ sempre..Eu e ricardo fomos assaltados hj na Cardeal Leme..O Cara armado..foi terrível..levaram o carro do ricardo, minha bolsa, bijouterias, alianças..Minha vontade era sumir dessa cidade. não tem coisa pior que vc ter uma arma na sua cara..E eu não sei como alguém ainda defende os DH p/ esses caras..e o assaltante tinha td o estereótipo do marginal: boné, mal vestido, mulato..cara de favelado msm.

Márcio Santoro disse...

Prima, que coisa terrivel a que aconteceu com vcs... o pior eh que no Brasil ainda temos que nos dar por satisfeitos quando um assalto soh termina com a perda de bens materias... Realmente quando vamos para aqui na Europa vemos o quanto perdemos em qualidade de vida por causa da violencia. Mesmo em um lugar tido como perigoso, como Bucareste, na Romenia, assaltos a mao armada sao raros, sendo super comum as pessoas andarem sozinhas na rua a qualquer hora, inclusive de madrugada. A vıolencia na Europa normalente se restringe a pıckpockets (batedores de carteira) e pequenos golpes, o famoso "171". Espero que estejam bem agora. Beijos pra vc e abracos para o Ricardo.

Joaquim Netto disse...

Marcio, parabens pela viagem e pelo blog. Estive em Budapeste e na Romenia em Fevereiro de 2008 e gostei muito do que vi. Budapeste guarda muita historia, principalmente sobre a Guerra Mundial. A Romenia e um pais que ainda possui muita coisa da era comunista, principalmente sua arquitetura. Alias, estarei viajando novamente para Budapeste e Romenia (Timisoara, Arad, Brasov, Satu Mare e Oradea) em Marco de 2010, pois minha namorada e romena e iremos visitar a familia dela.
Grato pelo blog.
Abraco.

Márcio Santoro disse...

Obrigado pelo comentário, Joaquim! Desculpe apenas responder agora, mas não havia acessado o blog antes. A parte histórica dos países do leste europeu é realmente um ponto muito interessante, que se reflete em vários detalhes observáveis pelo visitante, seja através da arquitetura, seja através dos hábitos de seu povo, seja pela cultura. Espero que a viagem que fez com sua namorada romena tenha sido boa, e já deixo a sugestão para que exponha também um breve relato em blog, que com certeza terá muito a acrescentar a viajantes e pessoas que pretendam aprender mais sobre a região. Abraços!