sexta-feira, 30 de maio de 2008

Bucareste, Romenia - 28 a 29 de maio/2008: o simbolo de um pais em reconstrucao.










































Ir para Bucareste foi tranquilo, o trem demorou poucas horas para chegar de Brasov, onde estavamos. Nosso primeiro problema em Bucareste foi comprar o bilhete de trem para Istambul. Eu e o Cachorro continuariamos a viagem no dia seguinte para a Turquia, enquanto nosso amigo Carlos dali retornaria a Espanha, e de lah para o Brasil. Havia apenas duas senhoras idosas para atender no guiche de bilhetes para viagens internacionais, e todas muito enroladas. Enfim, nessas horas vc pode medir o grau de desenvolvimento de um pais e seu grau de paciencia para lidar com situacoes estressantes....rs


Bucareste eh uma cidade caotica, com obras por todos os lugares, talvez resultantes do dinheiro que deva estar entrando com a entrada do pais na Uniao Europeia. O centro historico hoje eh um imenso canteiro. Como nosso amigo Carlos disse, em alguns anos serah uma cidade realmente bonita, mas por hora eh ainda muito confusa e precaria sob muitos aspectos.
Como iriamos passar apenas uma noite, decidimos, por comodidade, ficar em um hotel, mais bem localizado, na regiao central, de onde partimos para explorar a cidade.
O lugar mais impressionante que visitamos foi o Palacio do Parlamento (5a foto de baixo para cima). Eh uma obra faraonica cuja construcao, que envolveu quase 800 arquitetos e utilizou apenas materia-prima romena, iniciou-se em meados dos anos 80 e terminou no final daquela decada. Foi ordenada pelo ditador Nikolai Ceausescu, e custou, em valores atualizados, bilhoes de euros. Para se ter nocao do tamanho do elefante branco, em area de construcao soh eh superado pelo Pentagono, nos EUA. O mais revoltante eh saber que enquanto se despejavam bilhoes em uma obra totalmente desnecessaria, o povo passava por uma serie de privacoes, como se pode ver, por exemplo, pela fiacao sobreposta que lembra a das favelas brasileiras (foto 7, de baixo para cima). Qualquer semelhanca com o que acontece no Brasil eh mera coincidencia...
Entretanto, o final nao foi feliz para o ditador. Logo apos terminada a obra, ele foi derrubado do poder pelo povo em furia. Proferiu seu ultimo discurso debaixo de vaias da sede do Partido Comunista (foto 2, de cima para baixo), de onde teve que fugir de helicoptero enquanto a policia disparava contra a multidao que ali protestava. Muitos morreram, e Nikolai Ceausescu nao teve sorte diferente. Logo apos foi capturado, e apos um julgamento sumarissimo executado dias depois. O curioso eh que a sacada do Palacio do Parlamento (foto 3 de baixo para cima), de onde pretendia proferir discursos para as multidoes, nunca foi usada por si. A sua primeira e ultima utilizacao para tal fim foi nos anos 90 pelo Michael Jackson (!), que se dirigiu a multidao saudando-a com um "Hello, Budapest!". Isso mesmo, "Budapest", nao Bucharest...mais uma de muitas bolas fora do mito pop, que de certa forma se encaixa como uma luva com a insanidade e estupidez daquela construcao.
Alem de mendingos e pedintes pelas ruas, Bucareste tem um problema serissimo: os cachorros de ruas. Acima voces podem ver a foto de alguns, aparentemente inofensivos. O grande problema eh que durante a noite eles transformam-se em "donos" das ruas desertas, dispostos a matar e morrer por seu territorio. Meus amigos Carlos e Cachorro (que apesar do apelido nao tem mais nada em comum com as feras rs) passaram por um dobrado perto do hotel, quando foram cercados por quatro desses "animaizinhos", que latiram e se aproximaram de forma bastante hostıl. Por felicidade do destino, conseguiram escapar, ao fazer uma retirada (na verdade, fuga hehehe) estrategica. Entretanto, muitos nao tem a mesma sorte e hah incontaveis casos de mordidas de caes pela cidade. O mais grave foi o de um turista japones que faleceu apos ter uma arteria rompida com uma mordida.
Apesar dos pesares, verdade seja dita. Em que pese todos os problemas, Bucareste eh uma cidade muito mais segura do que as nossas do Brasil. Pode ser ver muitas pessoas a noite andando despreocupadas pelas ruas. Os maiores perigos sao mesmos os batedores de carteira, os golpistas "171" (que a Romenia tem varios, como "erros" propositais na hora do troco) , e, claro, os cachorros de rua.
Apos a Romenia, nos despedimos de nosso amigo Carlos, que voltou ao Brasil apos uma breve passagem pela Espanha. İsso nao sem quase perder o voo por conta de um "probleminha" no aeroporto, pois simplesmente a policia romena "esqueceu" de carimbar seu passaporte na entrada e encrecaram com ele por causa disso na saida...mais uma prova de que falta muito para a Romenia se igualar as suas nacoes-irmas da UE.
Eu e o Cachorro pegamos um trem direto para Istambul (fotos 1 e 2 de baixo para cima), que carinhosamente apelidamos de "o trem da morte". 20 horas de viagem, sem sequer vagao-restaurante no trem e num calor infernal. Para piorar o fiscal do vagao apresentava forte halito etilico.... rs apesar de tudo, sobrevivemos!... Foi interessante o que um romeno contou no trem sobre a Bulgaria (pais que atravessamos ateh chegar a Turquia). Disse que eles tinham 9 milhoes de habitantes antes de ingressaram na UE, e agora tem 7 milhoes apenas. Resta saber quantos cidadaos tambem migraram da Romenia... Acredito que nao tenha sido muito diferente.
Na fronteira da Turquia, vivenciamos uma rara situacao onde eh vantajoso ser brasilieiro. O Brasil eh um dos unicos paises com relacao ao qual nao eh exigido de seus cidadaos o pagamento de uma taxa para o visto de entrada no pais, enquanto para a maioria (principalmente os ricos) essa taxa varia de €10 a €50. Ponto para nossa dıplomacia! hehehe


















2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Márcio!
Agora você está na reta final da viagem!
Espero que na Turquia você encerre com chave de ouro a sua viagem,já que,do ponto de vista humano e cultural,ela foi nota 1000.
Estaremos esperando você dia 3 no Galeão.
Estamos muito felizes com o doutorado do Maurício,já que foi a conclusão, com êxito ,de um período de muita dedicação dele aos estudos mesmo acumulando uma carga grande de trabalho em outras instituições. Sabemos o quanto é difícil se levar até ao fim um doutorado com dedicação exclusiva,imagine tendo que conciliar os estudos com todas as responsabilidades de outros trabalhos.Ele mereceu todas as glórias que nesse momento ele está recebendo.
Beijos meus e do seu pai para você.

Márcio Santoro disse...

Oi, mae! A Turquia realmente foi a chave de ouro para o fim dessa viagem fantastica! Saudades de vcs! Fiquei muito feliz pelo Mauricio tb e jah lhe transmiti meus parabens! Foi mais do que merecido, e nao poderia ser diferente pela dedicacao e seriedade com que ele se dedicou aos estudos. Beijos e abracos para vc e para o pai e ateh o dia 03!