sexta-feira, 23 de maio de 2008

Auschwitz, Polonia - 17 de maio: a maquina brutalmente racional de genocidio nazista.









Ir para Auschwitz nao eh como ir a um parque de diversoes. O terrivel campo de concentracao - que, na verdade, eh um complexo que reune varios campos, sendo o maior o numero 2 - foi cenario de morte de cerca de 1.500.000 pessoas, sendo que destes cerca de 90% eram judeus, e o restante era composto de ciganos, dissidentes politicos, soldados do exercito vermelho e outros grupos indesejaveis para o sistema nazista.






Eh realmente um ambiente bastante carregado, e eh impossivel entrar em um lugar onde ocorreram tamanhas atrocidades sem sair um pouco abalado.









Os campos de concentracao de Auschwitz ficam hah cerca de uma hora e meia de onibus de Cracovia. Embora tenham existido campos iguais por toda Europa, Auschwitz foi o concentrador, para onde foi mandada a maior parte dos inimigos dos nazistas.









A maquina de exterminio nazista era incrivelmente racional e igualmente brutal, funcionando como um sistema industrial de mortes massificadas. Os inimigos presos eram submetidos, ao chegarem por trem, a uma rapida triagem feita por medicos nazistas. Apenas os aptos ao trabalho eram inicialmente poupados, sendo que os demais eram encaminhados para banhos de desinfectacao, que na verdade constituiam-se em enormes camaras de gas, nas quais era possivel matar alguns milhares de homens, mulheres e criancas ao mesmo tempo.









Apos a morte dos mesmos, tudo era aproveitado, ateh mesmo o cabelo das mulheres (foto acima) que era vendido para industrias texteis alemaes. Malas, dentes de ouro, sapatos e ateh escovas de dentes eram separados em montes sendo posteriormente dada uma destinacao economica aos mesmos.









Os corpos eram queimados em grandes crematorios. Apenas as ruinas de um dos 4 que funcionavam em Auschwitz 2 permaneceu, jah que os nazistas, em sua fuga desesperada do exercito vermelho, tentaram eliminar as evidencias do massacre. Eh interessante que as ruinas que permaneceram sao do unico crematorio destruido pelos proprios judeus, durante uma rebeliao armada ocorrida no campo.







A sorte dos que nao eram mandados diretamente para as camaras de gas nao era nada melhor da dos que permaneciam no campo. Esses eram submetidos a jornadas de trabalho bracal de 12, 15 horas diarias, e recebiam uma cota de alimentacao insuficiente para repor as energias despedidas. As roupas dadas aos internos tb nao os protegia do frio, pois era fina demais. Alem disso, as condicoes de alojamento e higiene eram pessimas tambem (foto acima de beliches onde dormiam varios internos amontoados). Se nao bastasse, ainda havia castigos extremamente brutais dos nazistas, como celas onde os presos ficavam apenas em pe, extremamente estreitas, ou banhos gelados e consequente exposicao ao clima congelante do inverno na regiao.









Apesar de em menor numero no campo (cerca de duas dezenas de milhares) os castigos mais brutais foram destinados aos soldados do exercito vermelho. Apenas 90 sobreviveram.
















Auschwitz foi libertado pelos russos poucos meses antes da queda de Berlin, em janeiro de 1945. Muitas evidencias do massacre permaneceram, jah que os alemaes nao tiveram tempo para destruir a todas. Alguns internos mais afortunados foram salvos durante a libertacao de Auschwitz, mas muitos morreram logo apos em consequencia da brutalidade do tratamento dado no campo.











Auschwitz foi tb o unico campo onde se tatuava o numero dos presos na pele. Lah tambem foram feitos varios experimentos cientificos desumanos em judeus pelos medicos nazistas. Muitos foram realizados em gemeos.












Enim, eh o retrato do que hah de pior no ser humano, e acredito ser importante uma passagem por Auschwitz, em homenagem aqueles que perderam suas vidas de maneira tao torpe. A famosa frase de entrada de Auschwitz (foto acima) diz: "o trabalho liberta". Inacreditavel...

3 comentários:

Anônimo disse...

Márcio,
Pelo seu relato percebemos o quanto foi emocionante essa visita a Auschwitz.
Essa sua viagem está sendo um mergulho na História.
Beijos meus e do seu pai.

Márcio Santoro disse...

Foi muito emocionante mesmo, mae! Aqui na Europa sempre me sinto voltando no tempo. Muitos beijos pra vcs!

Niana disse...

Ola Marcio,

escrevo porque irei a Cracovia na Pascoa e procurando informacoes turisticas na internet achei teu blog.
Queria saber se por acaso vc me daria teu email para me dar umas dicas.
Parabens pelos relatos e fotos
Obrigada
Mariana