quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Berlin! (28 a 31 de outubro de 2007)






































Apos Munique, rumei a Berlin. Nao foi uma viagem muito demorada, e cheguei no meio da tarde de domingo.



A historia de Berlin dispensa maiores comentarios. Apos a derrota da Alemanha na segunda guerra mundial, Berlin (tb destruida) foi dividida pelos aliados, e acabou se tornando o maior simbolo da guerra fria com a construcao do muro de Berlin. Do lado oriental, situava-se a Republica Democratica da Alemanha, a parte socialista do pais. E do lado ocidental a Republica Federal da Alemanha. Todos sabem como terminou essa historia. Apos a bancarrota do socialismo real no final dos anos 80, o muro caiu, ou melhor, foi derrubado, e a Alemanha voltou a ser unida e capitalista por inteira.



Berlin talvez tenha sido uma das melhores cidades que conheci nessa viagem. Fiquei hospedado em um excelente albergue, nao muito grande, acolhedor, bem localizado na antiga area oriental da cidade de Berlin.


Apesar de o muro ter caido em 1989, a parte oriental da cidade ainda parece um grande canteiro de obras. Sao varias construcoes de novos e modernos predios, que evidenciam as mudancas economicas na regiao.
A parte oriental eh, tb, de longe, a que concentra as melhores e mais interessantes atracoes e predios da cidade. Lah eh possivel ver o Portal de Brandenburg, a Catedral, a Torre de TV, o Relogio Mundial (estes dois ultimos obras da antiga Alemanha comunista) e varios museus, predios e pracas belissimas, que foram preservados da especulacao imobiliaria durante os anos do socialismo real. Alem disso, a vida noturna tb se concentra na regiao.



Uma coisa interessante na Berlin oriental eh que, diferente de muitos antigos paises socialistas, nao foram trocados os nomes das antigas ruas e pracas. Eh possivel, portanto, andar pela Rua Karl Marx ou Rosa Luxemburgo. Depois se pode parar na Praca Marx e Engels e admirar suas estatuas, bem como monumentos com fotos das lutas de trabalhadores por todo o mundo. E tudo entrecortado, agora, por lojas de grife e construcoes de novos e modernissimos predios.



Eh muito interessante esses vestigios que se pode encontrar do passado, que parece hoje tao distante em Berlin. Em alguns trechos da cidade pode se ver tb pedacos do antigo muro de Berlin. Alem disso, hah marcacoes no chao da cidade mostrando o local por onde passava o antigo muro. Assim vc pode sempre saber se o lugar onde vc estah pisando encontrava-se em Berlin ocidental ou oriental.



Berlin nao parece ser uma cidade com medo de enfrentar o passado. No museu de historia, que eh interessantissimo, tem uma parte fabulosa sobre a ascensao do nazismo e sobre a segunda guerra mundial. Fiquei uma tarde toda lah e nao consegui ver nem a metade. Jah eh um otimo pretexto para retornar a cidade! O museu judeu tb eh bastante interessante, e como o nome remete, conta a historia do judaismo. A seguranca eh bastante severa neste ultimo, e tem-se que passar por detectores de metais e aparelhos de raio-x.



A noite de Berlin tb eh um capitulo a parte. Sao inumeros bares, para todos os gostos, e os precos, em comparacao com o resto da Europa, nao sao muito caros. Fiz um tour muito bacana e comum aqui na Europa que se chama Pub Crawl. Tinha ouvido falar disso pelos brasileiros que encontrei em Munique. Funciona assim: hah um ponto de encontro, geralmente na frente de um bar, e vc vai percorrendo varios bares, sem ter que pagar para entrar (vc paga pelo tour apenas). Em cada um desses bares vc ganha um "shot" (uma dose) de uma bebida qualquer. O resultado no final vc jah deve imaginar....rs Eh uma excelente forma de se divertir e tb de conhecer pessoas. Geralmente quem participa sao pessoas que tb estao hospedadas em albergues. Conheci varias nesse Pub Crawl a que fui.

Berlin, ao contrario de outras cidades alemas, eh bem mais liberal. Hah inumeros grafites espalhados pela cidade, e muitos punks pelas ruas. Eh uma cidade tb bastante multicultural. Se pode ver muitas pessoas de origens etnicas/nacionais diferentes. Alias, isso eh cada vez mais comum nas cidades grandes da Europa que visitei ateh agora. Hah tb bicletas por toda parte, o que tb eh muito comum na Europa. Aquela imagem de que Amsterdam seria a terra dos ciclistas pode ser hoje transposta para a maioria das cidades por aqui. E existem muitas ciclovias e areas especificas para as bicicletas.
Infelizmente tive que ir embora de Berlin, pois se pudesse ficaria mais alguns dias por lah. Sem duvida, vale a pena uma nova visita!

7 comentários:

Maurício Santoro disse...

Tinha o tour dos bares também no Canadá. É uma tradição internacional.

Bem legal. Berlim hoje tem a fama de ser a capital dos artistas da Europa. Parece que os aluguéis são mais baratos, sobraram uns apartamentos grandes e rolaram muitas ocupações - lembra do Adeus, Lênin?

Você visitou também a parte ocidental? Tenho vontade de ver fotos da Alexanderplatz, da coluna da Vitória, coisas assim.

Abs

Anônimo disse...

Márcio,
Pelo visto aí em Berlim você bebeu "todas" e deve ter se divertido muito,basta olhar a sua cara nas fotos.E a comida alemâ?
Não sei se esse vai ser o nosso último contato,já que você estará voltando dia 4 para pegar o vôo em Paris,por isso,queria confirmar com você que estaremos chegando ao Galeão,no dia 5,só às 7h da manhã,para dar tempo a você de fazer as compras no Free-shop.
Não esqueça,também,de ver lá no Aeroporto de Paris,se você encontra aquele livro que eu lhe pedi.
Beijos do seu pai e da sua mãe.

Anônimo disse...

Marcio,vc está se revelando um excelente escritor.Já pode escrever um livro pra guiar turistas brasileiros.Parabéns!! Estou adorando ler e as fotos estão ótimas.Bem se vê q vc está se divertindo muito.Bjs

Márcio Santoro disse...

Oi, Mauricio! Esse tour realmente tem em varias capitais, infelizmente nao tem aqui em Estocolmo! rs Berlin eh excelente, e muitas partes lembram "Adeus, Lenin", apesar de jah haver varias areas tomadas por modernos predios, que descaracterizaram a regiao. Eu visitei algumas partes de Berlin ocidental, embora poucas. Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, mae! A comida alema eh boa, o problema eh que pouco variada, e depois de alguns dias fica repetitiva. Nos encontramos no Galeao, soh eh bom vc confirmar antes o horario em que chegarah o meu aviao, jah que com as mudancas de horario aqui e na Europa a diferenca agora eh de apenas 3 horas, o que pode ter mudado os horarios de chegada aih. Beijos, e ateh breve!

Márcio Santoro disse...

Oi, tia! Obrigado! Tento fazer um breve apanhado das coisas que achei mais interessante por aqui, embora, claro, acabe esquecendo de colocar muita coisa tb! Depois pessoalmente conto mais detalhes! Beijos, e ateh breve!

Anônimo disse...

Oi primo!! Que historia foi essa de vc ter sido preso em palermo?? rsrsrsrs Bjaum (to brincando..é q o filho de um chefe da mafia foi preso e era a sua cara!!!)