sábado, 3 de novembro de 2007

Estocolmo, Suecia (01 a 04 de novembro de 2007) - ultima parada.





















Apos quase um mes de viagem finalmente cheguei em Estocolmo, na Suecia, meta final programada. Antes fiz uma breve parada em Copenhagen, na Dinamarca, onde passei a noite.




Tive tempo apenas para um passeio de algumas horas pelas ruas da cidade. Apesar de muito bonita, achei uma cidade pobre em atrativos, e de longe a mais cara que estive ateh entao. Para se ter uma ideia, uma coca-cola custa na Dinamarca algo em torno de 3 euros, o que dah aproximadamente nove reais! rs




Dia seguinte acordei bem cedo, e rumei direto a Estocolmo, onde cheguei no inicio da tarde. Fui agraciado com um belo dia de sol, apesar de bastante frio.



A Suecia eh um dos paises que apresenta a melhor qualidade de vida no mundo, resultado do Estado de bem-estar social existente, por sua vez sustentado por pesados tributos.


Estocolmo desde o inicio mostrou-se uma cidade belissima, com varios predios e ruas antigas bem preservadas e extremamente limpas. O desenvolvimento social realmente eh incrivel, com pouquissimos sinais de pobreza. Apesar disso, vi alguns mendingos e pedintes na rua, mas certamente menos do que no resto da Europa.


As pessoas no geral sao muito educadas por aqui. Hah restricoes quanto a venda de bebidas alcolicas mais fortes, que sao pesadamente tributadas e nao sao encontradas em qualquer mercado, mas apenas em especificos. Eh tb proibido beber na rua, apesar de ser comum ver pessoas bebendo pelas vias durante a madrugada...



Aqui em Estocolmo tive o prazer de encontrar com meu amigo Marcelo, que percorreu a "pequena" distancia de Porto Alegre para cah para passar o feriado de finados! hehehe A viagem tornou-se, entao, menos solitaria e tivemos a oportunidade de rodar muito por aqui.
O museu mais interessante a que fomos foi o Vasa. Este eh o nome de uma enorme caravela do seculo XVII que foi encontrada praticamente intacta em um lamacal aqui na Suecia. O vasa afundou logo no inicio de sua primeira viagem, deixando varios mortos. Apos encontrado hah cerca de 50 anos, foi criado um museu especialmente para sua exibicao.

Pudemos tambem presenciar a troca de guarda do Palacio Real da Suecia. A Suecia eh uma monarquia constitucional, e a rainha Silvia tem, inclusive, ascendencia brasileira.




A noite de Estocolmo eh um capitulo a parte. Bastante agitada, tem varios clubs e bares. Fomos ao bar de gelo da Vodka Absolut, que literalmente eh congelado! Ao entrar, o visitante recebe roupas especiais, e o copo eh feito de gelo tb. Os drinks sao espetaculares, e nao dao ressaca no dia seguinte! hehehe Fomos tb a um dos clubs da moda por aqui, excepcional por sinal, e ao sair estava nevando, algo que pela primeira vez presenciei nesta viagem.
Hoje, dia 03, visitamos o Estadio onde o Brasil ganhou a copa de 1958, e andamos bastante por essa fantastica (e congelante) cidade.
Esta serah minha ultima noite na Europa, e pretendo aproveita-la bastante. Amanha rumarei de volta ao Brasil, apos uma breve conexao em Paris. Despeco-me desse blog, com beijos e abracos a todos, e agradeco pelos comentarios, que me ajudaram, e muito, a afastar um pouco a saudade do Brasil. Viajar eh excelente, mas voltar para casa tb eh otimo. Ateh logo a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ducaralho!
Finalmente consegui terminar de ler teu blog e nem fiquei com vontade de viajar também... Espera só eu ficar rico igual a você!
Abraços!

Gigi disse...

Ra! Deu uma raaaaapida olhadinha no seu blog e me parece que o unico lugar que "match" na nossa lista eh Paris!
Depois vou ler com calma!!! Eu nao tenho blog (sobre viagem!!! haha!), mas tb escrevo "boletins" de vez em qdo!!!!
Boa viagem!!!!!!!!!!!!!

Gigi disse...

*Dei uma rapida olhadinha!

Márcio Santoro disse...

Valeu, Gigi! Acho que depois dessa minha próxima viagem vc vai ter que correr ("rectius" viajar) muito para superar! hehehe Mas o Marcelo realmente é insuperável, aquela volta ao mundo foi golpe baixo! rs Depois me passa o endereço dos "boletins"! rs Beijos!