domingo, 28 de outubro de 2007

Ljubljana - Slovenia (23 a 25 de outubro de 2007)





































Por que Ljubljana?


Bem, talvez voce esteja fazendo essa pergunta agora. Na verdade, para ser sincero, apenas descobri a existencia dessa cidade nessa viagem, ao olhar o painel dos voos partindo de Belgrado! rs Depois resolvi pesquisar mais a respeito em meu guia.
Ljubljana (que se pronuncia "Lubliana") eh a capital da Slovenia, que, junto como a Servia, Macedonia, Croacia, Montenegro e Bosnia-Herozegovina formava a Iugoslavia. Apesar de a Slovenia representar apenas 8% da populacao da antiga Iugoslavia, era responsavel por 20 % de todo seu produto interno bruto.

A sua independencia ocorreu em junho de 1991. Apos a ruptura, houve uma guerra de dez dias contra a antiga Iugoslavia, que resultou em 66 mortos (ou seja, menos do que um final de semana no Rio...rs).

Em maio de 2004, a Slovenia ingressou na Uniao Europeia, e em janeiro deste ano adotou o euro enquanto moeda oficial. Para que isso seja possivel, eh necessario um elevado grau de avanco economico e social, pois nao eh qualquer pais que pode ingressar na UE, e muito menos adotar o euro como moeda oficial. Eh necessario o preenchimento de uma serie requisitos.


Bem, mas nao respondi a pergunta que eu mesmo fiz. A maior razao de ir a Ljubljana eh que estava realmente muito perto. Ela fica hah poucas centenas de quilometros de Veneza, talvez mais perto do que a distancia entre Rio e Sao Paulo. Alem disso, estava curioso para ver esse pequeno pais, que conseguiu tanto progresso em tao pouco tempo, ao contrario dos demais paises que formavam a Iugoslavia.
O trem rumo a Slovenia parou tanto na saida da Italia, como na entrada da Slovenia, para conferencia de passaportes. Eh curioso, pois isso nao eh muito comum em viagens de trens entre paises da UE.

Sei que nao eh uma coisa muito bonita, mas ouvi uma conversa interessante entre uns filandeses e uma eslovena no trem. A garota, que estudava na Suecia, estava voltando para casa. Disse que os Croatas, os quais juntamente com a Servia entraram em guerra contra seu pais, tem inveja do desenvolvimento alcancado pelo mesmo. Referia-se a adocao do euro, a entrada na UE, coisa que o vizinho nao conseguiu ainda...enfim, como podem ver, os povos dos balkans se amam! rs Eh incrivel como tem magoa um dos outros, e nao perdem a oportunidade de alfinetar os seus antigos compatriotas. Falou tb que eh comum ingleses irem para a Slovenia apenas para beber. Isso mesmo, eh mais barato para os ingleses pegarem um voo para lah (alguns voos entre paises da Europa saem por menos de 30 euros, com taxas) e irem beber na Slovenia do que em seu proprio pais! Eh engracado como o desenvolvimento da humanidade acaba resultando em coisas bizarras como essa....rsrsrs


Chegando a Slovenia, foi meio dificil achar o ponto do onibus indicado no meu guia para o albergue, e acabei preferindo ir a peh. O albergue indicado era bom, bem localizado, e nao tive problemas de vagas, apesar de nao ter reserva. Ljubljana eh uma cidade pequena, e eh facil de se andar a peh.



A cidade em nada se parece com Belgrado. Ao contrario, lembra uma cidade da Alemanha. Eh limpa, desenvolvida, rica. Incrivel imaginar que hah poucos anos atras estava atras da "cortina de ferro". Claro, nao eh perfeita. Vi mais mendigos pela rua do que na Alemanha. Alem disso, nao chega a ter a opulencia daquela tb. Eh uma cidade muito bonita, que tem uma historia muito antiga tb. Alcancou muito desenvolvimento jah em um passado distante, atrelada ao comercio de Veneza, conforme aprendi num museu local.
Apesar de adotar o euro, os precos costumam ser menores do que os dos demais paises que adotam essa moeda. Tudo eh mais barato por lah. Nao tanto como na Servia, mas jah eh uma diferenca consideravel.


Apesar da evidente prosperidade economica, nao tem a mesma vida agitada de Belgrado. As pessoas sao um pouco mais frias tb. Ou seja, ateh nesse ponto lembra a Alemanha (pelo menos a cidade de Colonia).


Um outro dado interessante, 57% de seu territorio (segundo meu livro guia) eh coberto por florestas. Nao sei se a porcentagem estah correta, mas pela viagem de trem foi possivel notar que realmente grande parte do pais eh mesmo verde.


Fiquei apenas duas noites, e depois rumei a Italia novamente, desta vez para Padua.





10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Márcio!
Só mesmo você para descobrir a Slovênia. Acho que foi uma boa surpresa. Pelo seu relato,parece ser um país bem interessante. Gostei das fotos.
Agora espero o relato da sua experiência em Pádua. Você sabe que fiquei traumatizada com essa cidade,quando fui lá pela 2ª vez e sofri aquele acidente com a cancela que fechava a rua ter batido na minha cabeça e feito um grande corte,lembra-se ?
Seu pai manda um abraço.
Beijos da sua mãe.

Márcio Santoro disse...

hehehe eu me lembro, claro! Mas felizmente o Santo nao me agrediu! rs E olha que eu nem o visitei! rsrs A Slovenia eh sim um pais interessante, vale uma visita rapida, afinal, eh bem pequeno tb. Beijos e abracos pra vc e pro pai!

Anônimo disse...

Oi primo!!! Legal vc ter ido a Slovenia..é muito difícil alguém sair do Brasil para conhecer a Europa Oriental, principalmente pq estudamos em geografia que os antigos países socialistas enfrentaram grandes crises econômicas ao adotarem o capitalismo..todo mundo tem a idéia de que são países 'pobres",que se assemelham quase aos subdesenvolvidos. Eu mesma fiquei surpresa qd vc falou bem da Slovenia!!! Bjaum

Maurício Santoro disse...

Oi, irmão.

Como escrevi em outro comentário, a Eslovênia é saudada como um dos grandes sucessos dos países do leste europeu, junto com a República Checa. A renda per capita eslovênia é muito alta, creio que superior àquela do sul da Itália...

Estou aqui dando os retoques finais num artigo sobre juventude sul-americana para o Le Monde Diplomatique, e preparando outro sobre a nova presidenta da Argentina, para o IBASE.

Abraços

Anônimo disse...

Marcio,seu blog é uma aula de História!! Achei a Slovenia muito bonita.As fotos estão ótimas.Bjs

Márcio Santoro disse...

Uau, vai publicar um artigo no Le Monde?! Nossa! Parabens!!!

Márcio Santoro disse...

Oi, tia! A Slovenia eh muito bonita mesmo, embora seja um pais bem pequeno, acho que em uns tres dias seja possivel se ver todas as partes mais importantes. Beijos!

Pérola Regina disse...

Márcio, só uma coisa, A Eslovenia, ou ex Iuguslávia como um todo, NUNCA estiveram atrás da cortina de ferro. Sempre pudeeram ir e vir qdo bem quisessem!

Anônimo disse...

Como é o processo de entrada na Eslovênia através de Itália (mais precisamente através da cidade de Trieste). Como é a questão da documentação?

Malu!!!! disse...

Ola , como no post acima tbem gostaria de saber como ir a Slovenia partindo de Veneza!
É possivel fazer um bate a volta . SE nao a capital mas pelo menos a regiao proxima a trieste ?Obrigada
Malu