terça-feira, 30 de outubro de 2007

Munique, Alemanha (26 a 28 de outubro de 2007).

















Apos Padua, rumei direto a Munique, na Alemanha, onde cheguei jah no inicio da noite.




Se o caminho de trem pela regiao da Calabria havia sido fantastico, o que corta a Austria eh inesquecivel. O trem passa por uma regiao montanhosa, cercada por alpes cobertos de neve, florestas e pequenas cidades e casas de campos, lindissimas.




Ao chegar em Munique, seguindo mais uma vez as dicas de meu livro guia, encontrei um albergue hah poucos metros da estacao de trem.




Dentro do albergue havia um bar bem bacana, com um otimo chopp, diga-se de passagem. Tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas neste albergue. Encontrei dois brasileiros de Niteroi que jogam no time juvenil do Lazio, de Roma, e iam jogar uma partida proximo dali de Munique. Aproveitaram para ficar no albergue, antes de terem de ir para concentracao. Deram-me boas dicas sobre lugares para sair em Roma, que certamente vou usar na proxima vez em que for aquela cidade.




Encontrei tambem tres alemas muito simpaticas de uma cidadezinha do interior do pais, cuja principal atividade eh a producao de vinho! rs Isso mesmo, parece que a cerveja nao eh o unico produto nacional! rs




E ainda conheci uma brasileira, defensora publica no Rio Grande do Sul, que estah fazendo o doutorado na Alemanha. Foi muito interessante conversar com ela sobre o povo alemao. Como elah estah ha mais tempo por lah, tem um conhecimento, claro, muito maior. Um fato curioso que ela contou eh como os alemaes nao sabem comer bem. Contou uma historia de uma amiga, que foi convidade para jantar na casa de uns amigos alemaes, e o jantar foi batata com ovo! rs Isso mesmo! Eh incrivel, mas sao cicatrizes antigas, dos tempos de privacao das guerras, que ainda permanecem, de certa forma, na alma da populacao. Eh muito comum - ela me disse - as vezes eles soh comerem batata em uma refeicao.




Quanto a cidade de Munique, esta foi inteiramente destruida durante a segunda mundial. Hoje, jah reerguida, eh uma cidade elegante, com vida social bastante agitada. Muitos bares, restaurantes, lojas. Eh tb o local onde ocorre a tradicional oktoberfest, de setembro a outubro. Havia muitos turistas na cidade, bastante italianos, diga-se de passagem. Eh uma cidade relativamente pequena e facil de se percorrer a peh. Lah, ao contrario de Colonia, os pedestres nao respeitam muito a faixa, e o clima das pessoas eh mais relaxado. Uma coisa interessante eh que vi na Alemanha muitas casas de jogos (como nossos ilegais video poquers) e bares de striptease.




A cerveja mais famosa da cidade talvez seja a Paulaner, deliciosa, e que jah tinha tido a oportunidade de provar no Brasil. Mas provei de novo, e garanto, o gosto eh o mesmo! rs




Aproveitei tambem para comer as famosas salsichas em Munique. Uma muito boa eh a currywurst, que vem com um molho curry. Voce pode encontrar deliciosas salsichas em quiosques pela rua, nao precisa necessariamente ir para restaurantes, o que evidentemente sai muito mais barato, e eh um habito muito comum aqui na Alemanha.




No dia em que cheguei, como quase tudo estava fechado, fui jantar em um restaurante italiano dirigido por um calabres, que ficou muito feliz ao saber que eu era neto de um. Comi um delicioso spaghetti com frutos do mar, acompanhado, claro, de uma cerveja alema. Detalhe: se estiver em algum lugar na Europa fora da Italia e quiser ir a um restaurante italiano, procure por um dirigido por italianos legitimos, e nao turcos ou gente do leste europeu. Ontem fui em um aqui em Berlin que nao era de italianos e nao recomendo! rsrsrs




Visitei em Munique tambem o Deutsches Museum. Trata-se de um museu sobre a historia do desenvolvimento tecnologico. Eh imenso, e tem desde a capsula utilizada pelo primeiro cosmonauta alemao para ir ao espaco, ateh experimentos de quimica e instrumentos musicais de centenas de anos atras. Infelizmente muitas explicacoes estao apenas em alemao, sem traducao para o ingles. Mas mesmo assim vale uma visita.




Apos duas noites em Munique, rumei para Berlin, onde me encontro agora. Mais tarde escreverei a respeito. Amanha estarei indo a Dinamarca, minha ultima parada antes de Estocolmo, na Suecia, onde encontrarei meu amigo Marcelo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi primo!!! To c/ pena de vc..c ta passando fome..rsrsrs tadinho..rsrs
Pelo q vc relatou, a Alemanha parece ser um país maravilhoso!! E outra coisa..não deixe de visitar os campos de concentração..Tenho mta curiosidade de saber como são..Bjaum

Maurício Santoro disse...

Márcio,

é engraçado como você está fazendo uma série de conexões com as pessoas pelas razões mais diversas, desde profissão (certamente a defensora pública se impressionou ao saber que você, tão jovem, é da AGU) até a ascendência italiana, ou melhor, calabresa.

Aposto que você voltará ao Brasil bem animado com a idéia de cursar o mestrado na Europa!

Me ocorreu agora que você está viajando pela região mais rica da Alemanha, que é o sul (Munique) e a mais aberta em termos culturais, a Renânia (onde está Colônia), terra do velho Marx.

Estou curioso pelas fotos de Berlim. Não deixe de ir ao lado oriental.

Abraços

Anônimo disse...

Marcio,seria muito bom,se o Brasil adotasse o trem como meio de transporte entre os estados. Tenho percebido,pelos seus relatos,como facilita a vida e como dá oportunidade de conhecer novos lugares por preços acessíveis.Boa ideia um mestrado na Europa. Quem sabe a Adriana se anima,tb.Bjs

Anônimo disse...

Oooo que inveja das salsichinhas!!!! Hummmmmmmmmm
Vem, cá cadê o seu destino secreto?????

Bjs!

Anônimo disse...

Oi Márcio!
Que frio !!!!! Pela 1ª vez vejo você usando luvas.
Já sei que você está se deliciando com a comida alemã que você adora!
Cerveja,então nem se fala !!!!!
Agora você está na reta final da viagem.
Seu pai está com inveja das deliciosas cervejas que você anda experimentando.
Beijos da sua mãe e do seu pai.

Márcio Santoro disse...

oi, Adriana! A Alemanha tem cidades muito legais! Principalmente Munique e Berlin. Infelizmente dessa vez nao fui a nenhum campo de concentracao, mas as dicas que tive nessa viagem foram no sentido de que o mais interessante fica na Polonia, eh o famoso e terrivel campo de Auschwitz. Em outra oportunidade pretendo ir para lah! Beijos!

Márcio Santoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Santoro disse...

Fala, irmao! Essas conexoes durante a viagem tem sido muito legais, e acho que o que mais ajuda nisso eh justamente o fato de estar viajando sozinho, que acaba te deixando mais aberto a conhecer outras pessoas pelo caminho. Caso contrario seria muito solitario nao ter ninguem para conversar e sair durante todo esse tempo. Realmente, creio que vou voltar bem mais entusiasmado para, no futuro, estudar na europa. Vi que viver no exterior nao eh nenhum bicho papao. Veja as fotos de Berlin agora! Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, Lu, o destino secreto jah foi hah muito tempo! rs Foi Belgrado, na Servia! hehehe Quanto as salsichas, as do Mikes sao iguais as da Alemanha, ou seja, nao precisa sentir inveja! rsrsrsrs Agora a cerveja lah eh realmente muito mais variada (e barata) que no Mikes! rs Beijos!

Márcio Santoro disse...

Oi, Mae! Realmente peguei muito frio na Alemanha, e tomei uma cerveja melhor do que a outra! rs Pena que viajar de mochila nao permita trazer algumas cervejas pra casa! rs Beijos e abracos pra vc e para o pai!

Márcio Santoro disse...

Oi, tia! O trem por aqui realmente facilita enormemente a vida das pessoas. Eh muito facil se locomover por aqui, principalmente entre as cidades de um mesmo pais. Uma pena que no Brasil nao tenhamos isso. A ideia do mestrado eh legal, e fala para a Adriana ir se preparando desde jah, estudando um idioma! Beijos!