quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Palermo, Italia - de volta (quase) ao Brasil






















Cheguei em Palermo ontem a noite, por volta de oito e meia da noite. Jah quando o aviao aterrisou, um pequeno detalhe me chamou a atencao. Os passageiros (a maioria italianos) aplaudiram, coisa que tinha visto tb na Servia... rs Nao consigo imaginar um alemao, com aquela rigidez tipica deles, fazendo o mesmo.


Chegar ao centro de Palermo, onde ficava o albergue que havia reservado, nao foi tarefa dificil. Assim como no Galeao, hah onibus direto para o centro (custa 5,3 euros), evidente varias vezes mais barato que um taxi, haja vista que a distancia do aeroporto para a cidade eh consideravel.


Apos caminhar alguns minutos cheguei ao meu albergue. Tomei um banho rapido e fui direto ao quarteirao que se situa atras do Teatro Massimo, quase do lado de onde estou hospedado, e onde se concentra a vida noturna da cidade.


Eh bastante agitado, muitos bares, restaurantes, e onde os jovens costumam exibir suas lambretas e carros. A populacao aqui na Sicilia eh bastante missigenada, diga-se de passagem. Trata-se de resultado natural da dominacao por diferentes povos - como arabes, gregos, romanos, entre outros - ao longo de sua antiga historia. Se pudessemos tracar o perfil mais comum do povo daqui, diria que seria moreno claro, sendo bastante comum as mulheres terem cabelos enrolados.


O povo eh bem diferente do alemao. Alias, eh um choque de civilizacoes sair da Alemanha e ir parar na Sicilia. Para comecar, todos aqui costumam ser mais expansivos, gritam nas ruas, discutem, ou seja, tem um sangue latino bem forte nas veias.


Logo a noite jah vi coisas que me fizeram sentir em casa. Dois garotos em uma lambreta - isso mesmo, garotos, aqui parece que nao existe (ou se existe, nao respeitam) limitacao de idade para dirigir essas maquinas mortiferas, que eles pilotam como kamikases - estavam discutindo com pessoas em um bar. Nao entendi muito bem a razao, pois todos gritavam, e como o povo daqui parece gostar de uma confusao, logo se formou uma pequena aglomeracao. Eu sei que no final os homens mais velhos que discutiam com os garotos fizeram com que eles fossem embora, e ainda roubaram o bone de um deles, isso mesmo! rsrsrs Eu sei que os garotos ficaram muito chateados, e ao que parece ameacaram os homens, mas acabaram indo embora....rsrsrs


Hoje pela manha, ao acordar, uma inglesa me contou que ontem, nesta mesma Praca Massimo, dois homens em uma moto roubaram-lhe a mochila, derrubando-a no chao, como nossos trombadinhas. Estava arrasada, pois perdera todas suas fotos, armazenadas na maquina digital. Parece ser um tipo de roubo comum na Italia. Veio-me logo a cabeca o filme italiano "Feios, Sujos e Malvados", dos anos 70 (!), onde havia uma pequena quadrilha de jovens motoqueiros que se dedicavam a esse tipo de atividade...


Bem, isso tudo jah me faria sentir no Brasil novamente, mas ao andar pela cidade vi que as semelhancas nao paravam por ai. O transito eh simplesmente caotico. Nunca vi nada igual na vida. Nas estreitissimas ruas antigas da cidade, onde mal cabe um carro de cada vez, lambretas, carros, motos e pedestres disputam espaco a todo tempo, e em todos sentidos que se possa imaginar. As paredes sao praticamente todas pixadas. Desde grafites politicos a aqueles do tipo "Carla ti amo!"...rsrsrs Nota-se que grande parte da populacao eh pobre, o que se comprova pelo estado de conservacao de muitos predios e pelas inumeras roupas penduradas em varais improvisados nas varandas dos apartamentos. Lembra muito Havana velha (Cuba).

Apesar disso, eh uma cidade que eh extremamente interessante. Seus predios sao antiquissimos, de uma arquitetura muito peculiar e bonita, e hah muitas igrejas barrocas, algumas datadas 1500, 1600. A culinaria tb eh excelente. Comi uma pizza maravilhosa ontem, mas infelizmente esqueci o nome (talvez por causa do meio litro de vinho que tomei hehehe).
Vi muitos cachorros abandonados na rua, e assim como no Brasil, pessoas que os alimentavam. Hah diversos camelos espalhados por todos lugares aqui, que vendem absolutamente de tudo. As vezes acho que estou na Africa ou Oriente Medio. Dificil acreditar que isso seja primeiro mundo! rsrsrs
Ateh intervencao do exercito eles pedem aqui, como no Brasil, conforme cartaz de que tirei foto. Segundo o mesmo, a razao eh a conveniencia dos politicos locais com o a mafia. Considero algo extremamente verossimil, pois em um lugar onde a desordem impera, eh natural que surja uma especie de poder paralelo para suprir os espacos deixados pelo Estado ausente.
Jah me confundiram varias vezes com nativos locais. Jah me pediram dinheiro, informacao e ateh cigarro. Enfim, nada como estar no terceiro mundo de novo! rsrsrsrs
Amanha devo comecar a usar meu passe de trem. Estou, a principio, planejando ir a Catania, outro cidade aqui na Sicilia.
Arrivederci!






15 comentários:

Maurício Santoro disse...

Catzo, mas que favelão! Bem, como diziam em Turim, Palermo é a maior cidade do norte da África.

Reparou como o cachorro da foto se parece com o Lorde?

Abraço

Anônimo disse...

Oi Márcio!
Eu e o seu pai estamos nos divertindo muito com os seus relatos da viagem. Hoje,por causa da foto do cão que logo que vimos exclamamos juntos:"É o Lord!",resolvemos postar esse comentário.Achamos que você tirou a foto porque deve ter lembrado do Lord, Por sinal,deixei em cima da sua cama a última roupa que você usou,para ele sentir o seu cheiro.
Beijos do seu pai e da sua mãe,

Anônimo disse...

Oi primo!! Ta se divertindo hein??/ Cuidado p/ nao ser assaltado!! Sicilia fica se eu n me engamo no Sul da Italia, certo?? Vc deveria ter ido p/ o norte..rsrs lá é mais chique! Bjaum

Anônimo disse...

Marcio,seu blog tá bom demais!!!Estamos adorando!!! Fale sobre sobre a temperatura. Vc ta sentindo frio?? Beijos

Anônimo disse...

Hahahaha, muito igual ao Brasil: barraco nas ruas, gente sem-noção gritando, cachorros de rua "cativos", trombadinha, camelôs...rs!

E o cachorro é mesmo a cara do Lord! Bonitinho! :-)

Ah...Fiquei lotada em Rio das Flores, sul fluminense! Estou com o coração apertado por ficar durante a semana longe do Marcelo e da minha família, mas me falaram que há remoções com certa freqüencia. Mas a cidade é lindinha, cuidadíssima!

Beijos! Vou acompanhar seu blog de uma lan house, rs!

Unknown disse...

Para mim, o Márcio já voltou e está em alguma favela do Brasil, e não quer mais ver ninguém...

Márcio... onde estão as fotos da Suécia????

Márcio Santoro disse...

Fala, Mauricio!!! Eh um grande favelao mesmo!!! hehehe Eu nao sei como conseguem se entender (alias, acho que nao conseuem rs!). Vi varios cachorros iguais ao Lorde pelo sul da Italia, acho que descobri de onde vieram seus ancestrais (provavelmente juntos com os nossos! hehehe). Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, mae e pai! Que bom ter noticias suas!!! :-) Como disse na resposta ao comentario do Mauricio, hah varios cachorros no sul da Italia como o Lorde! rs Depois vou postar mais informacoes da viagem, eh que realmente os ultimos dias foram extremamente corridos, nao tive tempo de acessar internet. Mas jah adianto, agora estou na capital da Slovenia! rs Beijos e abracos!

Márcio Santoro disse...

Fala, Vicente!!! Ainda nao fui para a Suecia, vou encontrar com meu amigo Marcelo lah soh no dia 01 de novembro! Aguarde e confie! hehehe Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, tia!!! Obrigado!!! Tenho pego temperaturas no geral muito frias (pelo menos para nos, brasileiros acostumados aos tropicos). A mais baixa que presenciei foi quatro graus em Belgrado. Mas em muitos lugares senti tao ou mais frio do que isso, mas nao havia termometro por perto. A mais alta que peguei, por incrivel que pareca, foi na Alemanha, onde estava 21 graus. Beijos!

Márcio Santoro disse...

Oi, Adriana! Sim, a Sicilia fica bem ao sul da Italia. Eh uma ilha separada do continente. Pode deixar que estou tomando meus cuidados, realmente nao podemos dar bandeira! Fui ao norte da Italia tambem! Depois vou publicar mais coisas a respeito. Beijos!

Márcio Santoro disse...

Fala, Lu!!! Poxa, eh tranquilo onde vc vai ficar, com a vantagem que nao vai ter que pegar um aviao toda vez que tiver que voltar ao Rio, neh? rs A Sicilia realmente eh um Brasil um pouco mais ao norte...hehehehe Agora o norte da Italia eh diferente. Depois vou publicar mais coisas. Acompanhe!!! rs Beijos!

INSEGNANTE CLAUDIA CORREA disse...

Ciao Marcio.
Eccomi la tua ex prima insegnante di italiano. Sono sicura che posso lasciarti un commento in italiano dopo le lezioni con la mia amica, no? Quindi vorrei dirti che mi eh piaciuto un mondo il tuo blog con le foto di varie aprti del mondo ma ovvaimente ho ammirato con uno sguardo particolare quelle di Sicilia e di Calabria, belle belle. peculiare anche il tuo modo di vedere e di descrivere le cose. Bravo! E quando lo dipsonibilizi in italiano? Chiedo troppo? Non mi sembra! baci,
Claudia Correa

Márcio Santoro disse...

Ciao, Claudia!!! Come stai?! Que otimo ter um post seu aqui!!!! Saiba que as suas aulas, bem como as da Udine, me foram vitais na Italia!!! Ajudaram muito mesmo, nao tive nenhuma dificuldade em pedir informacoes na rua, fazer compras, enfim, foi excelente! Sou muito grato por isso. Ainda nao me sinto seguro para postar em italiano rsrsrs, mas agora certamente voltarei ao Brasil com vontade de me aprofundar no idioma. Acredito que, em poucos paises do mundo, podemos nos sentir tao em casa como na Italia! Baci, ed arrivederci!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.