quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Coelhos na pista

Ola, pessoal!

Primeiramente, desculpem a falta de acentuacao, mas nao faco a minima ideia de como acentuo nesse teclado frances! rs

Cheguei hoje a Paris por volta de quatro e quarenta da tarde. Era uma linda tarde de sol, embora um pouco fria (mais ou menos treze graus).

O voo foi muito tranquilo. Felizmente os voos da TAM para Paris do Rio sao feitos nos modernos A330, com direito a tv individual e poltronas relativamente confortaveis. Dei mais sorte ainda, pois o meu assento ao lado estava vazio (alias, o voo tinha muitos lugares vazios), o que é definitivamente uma mao na roda em um voo de mais de dez horas.

A primeira surpresa tive instantes depois que o aviao aterrizou. Ao olhar pela janela, para uma pequena faixa de grama ao lado da pista, vi cerca de trinta coelhos "pastando" na grama!!! Isso mesmo, trinta coelhos em um curto espaco de terra, cercado por pistas dos dois lados! E nao foi alucinacao! Nao faco ideia de onde vieram, enfim, se fosse no Brasil ja diriam que é bagunca e tal... mas como é na Franca, provavelmente se trata de alguma politica de protecao ambiental da area verde no entorno do aeroporto...

A passagem pela policia francesa foi tranquila, educados como de costume, sem perguntas ou revista de malas. So vi pararem uma mulher, que estava sozinha, o que, para eles, é um "elemento suspeito", por razoes que todos voces ja devem saber.

Como da ultima vez em que estive aqui, peguei o RER, que é um trem que sai direto do aeroporto para o centro da cidade, inclusive com conexao para as cerca de quinze linhas de metro da cidade. A passagem custa 8,5 euros, o que é uma grande economia, ja que um taxi provavelmente sairia por pelo menos cinco vezes esse preco.

O albergue onde estou fica perto de uma das estacoes do RER - a Denfert Rocherau - o que facilita tudo. Mas de quaquer forma, a rede de metro e trens da cidade é tao eficiente que é quase impossivel que vc fique em um lugar no centro da cidade sem algum desses meios de transporte por perto. E uma vez comprado um tiquete de metro, vc pode utiliza-lo por todas as linhas que precisar para chegar a seu destino, como no Rio, apesar de so ter duas linhas.

Tive um pequeno contratempo na saida da estacao. Em algumas delas, é preciso inserir seu bilhete ao sair. Pois bem, fiz isso, mas por alguma razao que desconheco - e para meu desespero - as portas nao se abriram! Ja imaginava a bela multa que tomaria de um fiscal naquela situacao... Mas tem horas que o destino ou uma forca superior parece conspirar a nosso favor. Uma senhora, cuja tonalidade escura da pele evidenciava tratar-se de uma imigrante, me perguntou qual era o problema. Apos explicar, ela disse que provavelmente o bilhete nao estava valido (apesar de ter comprado o correto, depois parando pra pensar, acho que deveria ter caminhado logo apos passar o bilhete na maquina em direcao a porta, e nao esperado abrir, como em algumas estacoes, mas ai ja era tarde, estava ferrado de qualquer maneira) falou para segui-la logo assim que ela passasse o bilhete dela. E nao é que funcionou? rs Um legitimo exemplo de "jeitinho brasileiro a francesa". Fiquei surpreso com a solidariedade daquela senhora, a quem muito agradeci. Ate agora nao tenho que reclamar do tratamento que tive por aqui, e acho que a figura do viajante-sozinho-carregado-de-mochila atrai um pouco a compaixao alheia. De qualquer forma, ainda terei muito tempo para comprovar - ou nao - essa teoria.

Bem, aproveitei o tempo livre que tive a noite para fazer um "Paris by night". Caminhei por cerca de quatro horas meio sem rumo, o que é sempre uma experiencia fantastica em uma cidade tao linda e cheia de vida, cultura e historia como Paris. Tirei belas fotos, que amanha postarei aqui, ja que esse computador nao tem entrada USB para a camera digital. Vi um filme brasileiro em cartaz, "Proibido Proibir", em um cine na badalada boulevard MontParnasse.

Bem, por hora é isso. Amanha acordo cedo, pois meu voo sai as oito e quinze para o meu proximo destino. Nem planejava ficar aqui em Paris, e bem, ate que deu para aproveitar bastante coisa nesse breve e agitado dia.

Um grande abraco, e ate breve!

9 comentários:

Unknown disse...

Olá meu amigo! Que bom que chegou bem e tudo foi tranquilo na imigração francesa. E gostei muito da história dos coelhos. hahaha Vou reparar nisso quando eu chegar aí. rsss..

Continue dando notícias!!!

Abração!!!

Marcelo Salles

Márcio Santoro disse...

Falou, rapaz!!! Hoje, quando decolei de Paris, nao os vi por la! Talvez tenham sido todos atropelados! hehehe Abracao!

Djalma disse...

Fala Márcio!!!
Vc caminhou 4 horas sem rumo pelas ruas de Paris?! Que inveja!!! Imagina se algum turista gringo faz isso aqui no Rio, se voltar vivo já está no lucro!!!
Continue mandando notícias e fotos, principalmente das belezas do leste europeu, hehehe.
E quanto aos coelhos, isso só pode ser culpa do Lula!!!!

Abraços,
Djalma

Anônimo disse...

Hahahaha, coitados dos coelhos...."talvez tenham sido atropelados"...hahahaha!
Quatro horas sem rumo por Paris, ô delícia...Alguma sugestão dos muitos cafés que lá existem??? Alguma comidinha NHAM??? (essas perguntas devem ser pq o jantar ainda não está pronto e eu estou com fome, rs!) Um dia eu ainda vou sassaricar por aí! :-))

Maurício Santoro disse...

Bonjour, mon frère.

Tinha lido algo a respeito dos coelhos em outro país, acho que na Austrália. O problema é a multiplicação desses bichos, ninguém sabe direito o que fazer com eles.

Por coincidência vi um filme francês ontem, "O Último Mitterand", que me confirmou pela milésima vez que a política da América Latina é muito mais divertida do que a da Europa.

A igreja aqui do lado de casa resolveu comemorar o feriado instalando a versão local do regime Talibã. Há grupos de jovens que passam pelas ruas cantando hinos religiosos, em horários interessantes como 7h ou 23h.

Au revoir

Márcio Santoro disse...

Fala, Djalma, realmente aqui na Europa a gente fica muito mal acostumado, porque todos andam nas ruas de a noite, de madrugada, principalmente aqui em Belgrado, que eh, de longe, a mais segura cidade que jah estive! Abracao!

Márcio Santoro disse...

Fala, Lu! A minha sugestao em Paris sao os restaurantes italianos. Tem sempre uma boa e farta comida, com precos que, para aquela regiao, nao sao dos mais caros. Gosto de MontParnasse, sempre tem lugares bons por lah! Beijao!

Márcio Santoro disse...

Fala, Mauricio!!! Tenho mil e uma coisas para contar aqui de Belgrado, vc vai gostar de saber! Mas adianto, a cidade e o povo daqui sao espetaculares. Acho que os temos de guerra fizeram com que aproveitassem, agora na calmaria, cada minuto de paz! Cada pedaco daqui tem muita historia, estou adorando! Depois, com calma, vou postar mais informacoes e publicar fotos daqui! Quanto aos talibas de Santa Teresa, realmente o Brasil anda muito complicado! Mas pelo que tenho visto, quanto mais complicado um pais, mais divertido, que o diga a Servia! hehehe Ah, e obrigado pelas explicacoes tecnicas sobre os coelhos!!! rs Abracos!

Unknown disse...

Maurício,
Sobre os coelhos eles deveriam mandar para o Brasil ou para a Africa,,, pq se eles não sabem o que fazer com os coelhos,,, com certeza por aqui e na Africa saberemos...


Márcio,
Vc vai para Paris para dar um jeitinho???
"Tu é muleke..."

Abs.