quarta-feira, 24 de outubro de 2007

De Catania (Sicilia) a Paola (Calabria) atravessando o mediterraneo.





















De Catania peguei um trem para Paola. Paola fica na Calabria, sul da Italia, situada um pouco acima do peh da bota que eh a Italia.


Para chegar a Paola da Sicilia eh necessario, evidentemente, atravessar o mar, pois a Sicilia eh uma ilha separada do continente. A passagem eh muito interessante. O trem literalmente entra em um ferrie boat (conforme foto acima). E se pode saltar do trem e subir para o conves para apreciar a vista, que eh muito bonita (e tambem congelante, estava muito frio no dia!).


O trajeto eh rapido, como o das barcas entre Rio e Niteroi. Em cerca de meia hora estavamos na Calabria, de volta ao trem. Acredito que existam poucos trajetos de trem no mundo tao belos como aqueles que passam pela Calabria. Durante toda a jornada, de um lado se pode apreciar o mediterraneo, e de outro lado, as montanhas. Eh realmente um espetaculo.
Foi uma viagem longa. Cheguei a Paola apos as quatro da tarde, e aproveitei para fazer um giro pela cidade. Paola nao eh uma cidade grande, nao deve chegar a ter mais do que dez mil habitantes, e eh basicamente um balneario turistico hoje. Estava muito vazia, parecia uma cidade fantasma, jah que aqui estamos no outono agora, quase inverno, ou seja, muito frio. Alem dessa destinacao turistica, Paola eh tambem uma cidade de destino para peregrinos catolicos. Eh a terra natal de Sao Francisco de Paola (nao confundir com o de Assis).


A razao para eu ter ido a essa cidade foi mais sentimental do que qualquer outra. Paola fica a poucos quilometros de Fuscaldo, cidade natal de meu avo materno, e um dos objetivos dessa minha viagem.
Andando pela cidade, tive a bela visao do por do sol as margens do mediterraneo, em uma praia completamente vazia de aguas azuis transparentes. Foi realmente um momento especial, de muita reflexao, e acredito que pelas fotos (clique nelas para ver melhor) deva dar para, ao menos, se ter um pouco da sensacao que tive ali, completamente sozinho, a milhares de quilometros de casa e perto de parte de minhas origens.
Como nao havia trens para Fuscaldo para aquele dia (somente as dez da noite), resolvi ir para Consenza, cidade a pouco mais de uma hora dali, e capital da provincia. Nao fazia a minima ideia de onde me hospedaria em Cosenza, jah que nao eh uma cidade turistica, sendo sequer mencionada nos meus guias.

Cheguei perto das oito da noite de sabado em uma estacao ferroviaria praticamente deserta, sem qualquer praca por perto, e com uma temperatura proxima de zero grau.

Adotei uma estrategia alternativa para escapar dali. Comprei um bilhete de onibus (algo que como disse no post anterior prefiro nao fazer quando posso evitar) e entrei no primeiro que vi pela frente. A minha ideia era saltar na primeira praca que parecesse com o centro da cidade.

No trajeto do onibus, Cosenza chamou a atencao pela riqueza em comparacao com as cidades da Sicilia. Eh uma cidade, em sua grande maioria, nova, moderna, tem varios predios que lembram aqueles da Barra. Enfim, nao eh algo que esteticamente me agrade muito, mas pelo menos parecia ser uma cidade segura.
Como planejado, saltei na primeira grande praca que vi, e, por sorte (algo que felizmente tem me acompanhado nessa viagem) achei um hotel barato e relativamente confortavel para passar a noite. Caminhei ainda pelas ruas da cidade, vazias para um sabado a noite, mas ainda com algumas pessoas, principalmente jovens e casais. Eh realmente uma cidade mais rica, como se constata pelos predios e carros na rua. Mas achei uma cidade sem alma e um pouco triste. Apesar dos problemas, prefiro Palermo e sua confusao.
No dia seguinte teria uma missao: ir a Fuscaldo. Mal podia saber que seria a parte mais dificil dessa minha jornada.

19 comentários:

Anônimo disse...

Oi Márcio!
Eu e seu pai estamos nos sentindo como se acompanhássemos uma novela de mistério. O seu pai disse que você termina deixando um gancho para o próximo capítulo. E aí,o que aconteceu em Fuscaldo ? Aguarde o próximo capítulo . Que mistério !
Beijos do seu pai e da sua mãe.

Maurício Santoro disse...

Ciao, fratello.

Engraçado, gostei muito das pessoas e da culinária da Calábria, mas não achei a terra dos Santoro assim tão bonita. É muito seca, árida, em comparação com o norte. Preferi o Piemonte, as florestas e lagos ao pé dos Alpes são realmente belíssimas.

Sobre a Eslovênia: ontem li uma série de artigos sobre a expansão da União Européia para leste e o país foi considerado uma das maiores histórias de sucesso. A renda per capita é de US$20 mil/ano, o que é inferior aos países mais ricos da UE mas é bem impressionante. Você viu sinais dessa prosperidade por lá?

Aguardo as notícias de Fuscaldo, embora continue achando que nossas verdadeiras raízes estão em Santa Teresa, entre o bondinho e os Arcos da Lapa, e não aí na bota do Velho Mundo...

Abraços

Anônimo disse...

Oi Primo, td bom?? A familia toda quer saber de fuscaldo!! Inclusive eu!!! rsrs Explique melhor qd vc chegar ao Brasil a sua ida a Eslovênia! Não entendi se foi antes ou depois da Italia!! Boiei..rsrsrs E outra coisa, sonhei contigo essa semana..eu, vc e uma galera iamos p/ um baile!! rsrs Bjaum

Márcio Santoro disse...

Hehehe O misterio acaba de ser solucionado no post seguinte, mae! rs Beijos e abracos pra todos!

Márcio Santoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Santoro disse...

Ciao, fratello! Creio que sao dois tipos de beleza distintas. Acredito que a beleza das cidades do sul da Italia no geral seja algo mais rustico. As cidades ao norte sem duvida sao muito mais evoluidas, sem comparacao. Estive em Padua, e parecia estar em outro pais. No geral achei tambem as pessoas no norte bem mais educadas do que no sul. Claro, sempre hah excecoes. Quanto as raizes, creio que somos uma miscelania. Fuscaldo eh uma pequena parte, agora sem duvida nossa casa eh o Rio de Janeiro, e, mais especificamente, Santa Teresa! Nao hah lugar nenhum tao bom como esse! hehehe Quanto a Slovenia, realmente me surpreendeu muito! Eh um pais extremamente deselvolvido, moderno, e em nada se assemelha a Servia, embora ateh alguns anos atras fossem parte do mesmo pais. Vou postar especificamente sobre isso mais tarde. Arrivederci!

Márcio Santoro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio Santoro disse...

Fala, Prima! O post de Fuscaldo estah aih! Quanto a Slovenia, eu estava em Veneza, que eh perto, e resolvi dar um pulo lah. Depois de dois dias, retornei a Italia, e agora estou na Alemanha, em Munique. Vou postar mais sobre isso! Aguarde! Beijos!

P.S: o baile do sonho era legal? rs

Anônimo disse...

Primo..o sonho era mto louco!! Depois eu te conto!! rsrsrs Bjaum

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this web site. He was
totally right. This post truly made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this information!
Thanks!

Also visit my page - web designer

Anônimo disse...

I think the admin of this web site is genuinely working hard in support of his web site, for the reason that here every stuff is quality based material.


Also visit my web blog :: instalator

Anônimo disse...

I am sure this artісle has toucheԁ
all the inteгnet peοple, its гeаlly really faѕtidious аrtіcle on building up new weblоg.



my ωeb-site ... lichide tigara Electronica

Anônimo disse...

Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with Search
Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
not seeing very good results. If you know of any please share.
Thank you!

my site :: sofer auto

Anônimo disse...

Highly descriptive blog, I liked that bit.
Will there be a part 2?

my web site :: pret scoala de soferi iasi

Anônimo disse...

When I originally commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now each time a comment is added I get three e-mails with
the same comment. Is there any way you can remove me from that service?
Cheers!

Look at my homepage; Clinica Pediatrica

Anônimo disse...

It's awesome to pay a visit this web site and reading the views of all colleagues on the topic of this piece of writing, while I am also zealous of getting experience.

my web-site :: author's extеrnal home раge.
..

Anônimo disse...

If you want to obtain a good deal from this piece of writing then you have to apply these
strategies to your won webpage.

Here is my homepage scoli de soferi In Iasi

Anônimo disse...

Santoro é um sobrenome que conheço bastante. Meu pai tinha amigos nessa família que também era dessa região da Calabria.
Quem sabe não é o mesmo grupo que meu pai conhecia?
Meu pai nasceu em Paola e teve banca de jornal no bairro da Abolição.

M. Helena disse...

Boa tarde Márcio!
Minha origem é de Fuscaldo, cidade onde meu pai nasceu.
Já fui 3x, a última em 2013.
Quem sai seus parentes em Fuscaldo? Quem sabe não são amigos dos meus primos.
Veja se consegue me dar uma dica, quero repassar pra um amigo: Ele quer sair de Paola para Palermo mas quer conhecer tb Catania acredito q seja melhor ir de trem de Paola/Catania/Palermo? O que achas?
De Palermo quer ir á Malta? Sb me dizer qual o melhor e mais rápido transporte?
Muito obrigado e me dá um alô sobre seus parentes em Fuscaldo pra falar aos meus primos.

M. Helena