segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Padua - Italia (25 a 26 de outubro de 2007)


















Apos a Slovenia, resolvi voltar a Italia.


Acabei escolhendo a cidade de Padua, tambem situada ao norte, jah que ficaria muito longe ir para Genova, outra opcao que havia pensado. Nao me arrependi da escolha. Padua eh uma cidade conhecida por sua Universidade e pelo seu santo padroeiro, o famoso Santo Antonio de Padua.



Iria passar apenas uma noite na cidade, entao optei por andar pela cidade sem rumo, e nao fazer um "tour peregrino" ateh a Igreja do Santo, inclusive porque jah era tarde quando cheguei.


Padua, em comparacao com as demais cidades que havia visitado da Italia, eh, de longe, a mais moderna. Alias, eh inclusive mais moderna do que as cidades alemas que visitei ateh agora. Para se ter ideia, nos pontos de onibus e de bondes (tram), hah um painel computadorizado indicando em quantos minutos chegarah a proxima conducao. Dentro dos onibus, hah igualmente um painel computadorizado que avisa o proximo ponto (fermata), bem como as atracoes turisticas nas proximadades.



Eh uma cidade extremamente rica tambem, como se ve pelas casas e carros pelas ruas. Mas apesar dessa modernidade, Padua tem um centro historico belissimo. E as pessoas sao muito educadas, conservando, por incrivel que pareca, calor humano. Eh incrivel como podem existir tantos paises dentro do mesmo, como eh o caso da Italia...rs



Nas minhas andancas pelo Centro, tive a oportunidade de presenciar as comemoracoes de laureamento (formatura) de universitarios de Padua. Na rua, em frente a universidade de Padua, os estudantes, cercados pela familia e amigos, recebiam uma especie de "trote", como aquele de inicio de faculdade no Brasil. Muitos ficavam fantasiados, e tinham que ler cartazes, com textos irreverentes e desenhos satiricos. As vezes, eram "obrigados" a beber vinho. Todos estavam muito felizes, rindo (e gritando, como nao podia deixar de ser, em se tratando de Italia) muito. Foi bem legal presenciar esse momento. Foi bacana tambem ver a interacao entre amigos e parentes de todas as idades dos formandos nas brincadeiras, algo que creio ser dificil de imaginar na Alemanha. Mais dificil ainda imaginar algumas alunas de calcinha e sutia no meio da rua, ao trocar de roupa na frente de pais, avos e amigos, que tiravam fotos! Vi anuncios em alguns restaurantes da regiao que afirmavam ter precos especiais para comemoracoes de laureamento. Realmente, nao dah para imaginar Padua sem sua universidade. Hah varios bares pela regiao, muito frequentados por jovens.

Infelizmente nao pude aproveitar muito, pois teria que acordar no dia seguinte cedo, para pegar um trem para Munique.


11 comentários:

Unknown disse...

Grande Márcio!!

Que belo passeio, hein!?

Um forte abraço.

Elsion

Anônimo disse...

Oi Márcio!
Você não foi ver Santo Antônio,mas ele não lhe castigou.
Realmente,Pádua é uma cidade muito interessante e você ter presenciado a festa da Formatura foi,de fato,uma boa surpresa,pois permitiu você experimentar uma tradição cultural típica daquela cidade.
E as comidas e os vinhos italianos ?
Você não tem relatado nada sobre essa parte. E a comida alemã? Cerveja,pelas fotos,tenho visto que você tem tomado bastante.
Beijos meus e do seu pai para você.

Márcio Santoro disse...

Grande, Elsion!!! Como andam as coisas por aih em Londrina? E a familia, vai bem? Espero que sim! Estou aproveitando minhas ferias, mas infelizmente estao acabando! rsrs Abracao!

Márcio Santoro disse...

Oi, mae, acho que Santo Antonio entendeu minhas razoes! rsrsrs Em Padua pela primeira vez na vida provei carne de cavalo, e gostei! rs A comida na Italia realmente eh perfeita. Aqui na Alemanha eh muito bom tb, embora a variedade seja bem menor. A cerveja, claro, eh excelente! rs Beijos e abracos para vc e para o pai!

Anônimo disse...

Marcio,sua mãe lembrou bem,vc quase nao fala das comidas.Mas,tb, só o q vc anda!!!!! Vai voltar um palitinho.rs Aproveita e pede pra ela fazer coisas bem gostosas!! Explora!!!rs

Márcio Santoro disse...

hehehe! Estou precisando da comida do Brasil mesmo! rsrsrs Bjos, tia!

Anônimo disse...

Marcio estou indo para Italia, mas meu tour não passa por padua vc sabe dizer se é fácil ir de Veneza para pádua
obrigada
Carla

Anônimo disse...

Cara Carla,


Ir de Veneza à Padua é muito simples, pois não são cidades distantes, basta pegar um trem. Não sei ao certo o valor do bilhete, pois quando fui para lá estava de posse de meu eurorail global pass, que me dava direito a utilizar, sem custos adicionais, a malha ferroviária de mais de 15 países pelo período de duração daquele. Aconselho que procure mais informações no seguinte site: http://www.ferroviedellostato.it/ Assim você pode ter noção do preço. Saliento que partem vários trens diários que param em Pádua. Abraços e excelente viagem!

Flávia Merighi disse...

Olá Marcio!!!
Amei suas fotos, principalmente por reever a cidade em que peramaneci por 3 meses. Padova, la Bella Padova.
Não bebeu spritz com a moçada????
Puxa perdeu experimentar a bebida mais estranha e divertida que já bebi.
Fiquei com um pouco de inveja de vc, tb pude quando estava lá, presenciar as formaturas, e a musica " Dottore, dottore, dottore del buco del culo", imagina a cena da sua familia toda cantando essa musica, rs.
Abraço e boa viagem.
Flavia Merighi

Cleide disse...

Caro Márcio,
Parabéns pela sua dicas e ajuda aos quem precisam.
Ficando um dia a mais em Veneza, solicitaria tua gentileza em sugerir e informar se para Padua e Verona daria para fazer em um dia. Sobre a locomoção, qual seria melhor?
Muito grata pela sua atenção.
Cleide

Anônimo disse...

Oi Marcio!
Se puder me informar sobre detalhes da viagem de Munique a Padua de trem,(facilidades, precos, duração etc), ficarei muito agradecida sou idosa viajarei sozinha nesse trajeto.
Desde já obrigada,
Anah