terça-feira, 16 de outubro de 2007

Servia - Parte II - A opiniao de uma servia sobre seu pais




Talvez a pessoa mais interessante que tenha conhecido nessa viagem a Servia tenha sido a Dragana (foto um, de cima pra baixo, fazendo uma saudacao tipica servia, que tem a ver com a religiao ortodoxa).



Bem, a historia eh engracada. Estavamos voltando eu, duas recentes amigas alemas, uma canadense (de Quebec) e um alemao de um bar com musica ao vivo ao qual tinhamos ido em Belgrado, uma especie de "pub". Resolvemos, depois, comprar umas bebidas e levar para o albergue. Em Belgrado eh comum a existencia de Quiosques que funcionam 24 horas por dia.



Pois bem, chegando ao local tinha um sujeito jah muito alterado (foto dois, de cima pra baixo) comprando uma cerveja, que por azar caiu no chao! rs Mas o cara estava bem humorado, e quando viu a gente comecou a tentar se comunicar conosco. Nao sei por que, mas ele perguntou se algum de nos falava italiano. Troquei meia duzia de palavras com ele, mas o sujeito ficou tao feliz que nos deu dois litros de cerveja de presente! rs Dragana estava ao lado, esperando para comprar, e o nosso colega alemao (muito alterado tb) a convidou para a festa no albergue, a qual ela acabou aceitando ir.



A partir daih, ela passou a sair conosco para varios lugares, e conversando com ela, foi possivel conhecer muito sobre a historia recente da Servia, bem como sobre aquilo que o cidadao comum pensa a respeito de seu pais.



Dragana nasceu no sul da Servia, proximo a Kosovo, mas nao exatamente na regiao dos conflitos. Quando Dragana, que tem 21 anos, nasceu, seu pais chamava-se Iugoslavia, e ainda era socialista. Seu pai eh medico veterinario, e segundo contou, na epoca daquele antigo regime a vida de sua familia era muito melhor. Os trabalhadores tinham uma condicao de vida melhor (por exemplo, seu pai recebia treze salarios por ano, ao inves dos doze atuais). Mas o mundo em que viviam comecou a ruir.


Embora ainda nao fosse nascida quando o Marechal Tito morreu (1980), ela disse que todos gostavam dele por lah, e que o pais todo chorou sua morte. E apos isso, comecou um processo de crise no pais.

Hoje ela trabalha como Garconete em um restaurante, ganhando cerca de mil euros por mes, com os quais ajuda sua mae (mora com a mae e o irmao).

Comecou a faculdade, mas teve que parar, jah que mesmo sendo publica tem que pagar pelo menos 3 mil euros por ano, uma quantia que inviabiliza seus estudos.


Assim como muitos servios, encontra-se desiludida com o pais, sem esperancas. Eh importante notar uma coisa. Os servios se consideram pobres, e evidente que isso eh verdadeiro se comparado com a Europa ocidental. Mas com nosso pais, sem duvida tem um patrimonio muito maior, principalmente se considerarmos a educacao e cultura de seu povo, sem duvida mais elavada que a nossa.

Quando comentei com ela sobre a vontade de conhecer a Croacia, disse que nao deveria ir lah, pois eh um pais de assassinos, que estupraram servias durante a guerra. Como se ve, ainda hah muito recentimento nos Balkans, que parece nao ter fim.


Sobre a guerra, disse que como costumam dizer lah, foi o melhor tempo em que viveram, pois sobreviveram. Alguma semelhanca com o periodo em que vivemos em nosso pais?

9 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha, quem vc enganava com aquela coca-cola nas primeiras fotos??? :p
Nessas vc já estáassumindo o seu lado etílico, hehe!

Anônimo disse...

rapa, tu ta d+++++ hehehehe ta pegando elas ae?hIUHiuahIUAHauihAIUHahAUIHaha:):)R

Márcio Santoro disse...

Hahaha Em um albergue eh mto dificil nao beber! rsrsrs E descobri que bebo pouco perto desses europeus malucos! rsrsrs

Márcio Santoro disse...

hehehe E ai, Ric? Tudo bem?! Todo mundo ai lendo o blog, hein? rsrsrs Abracao!!!

Maurício Santoro disse...

Muito bom, Márcio. A Iugoslávia tinha um padrão de vida bem razoável até os anos 90, e era mais próxima ao Ocidente do que os demais países comunistas. Mas a guerra civil e o conflito contra a OTAN mudaram as coisas para pior. O que a sua amiga comentou é bastante típico do que aconteceu nos Bálcãs e na Europa Oriental.

Mas o ódio entre sérvios, croatas e bósnios é muito mais antigo. Os dois primeiros povos, por exemplo, estiveram em lados opostos na II Guerra Mundial, os croatas formaram uma organização nazista que lutou ao lado da Alemanha e da Itália quando o Eixo ocupou a Iugoslávia.

Abraços

Márcio Santoro disse...

Fala, Mauricio! Nao sabia dessa alianca dos croatas com os nazistas durante a segunda guerra. Mas realmente percebi um clima de certa hostilidade entre ambos os povos. Um croata que estava a trabalho na Servia, que tb conheci no albergue, disse que a Croacia era bem melhor! hehehe O fato eh que aqueles povos dos balcans passaram praticamente toda sua historia em conflito. O museu militar que visitei mostra bem isso. Parece realmente ser uma guerra sem fim. Abracos!

Margarete de Oliveira Anovich disse...

Estou tentado pedir dupla cidadanoa Servia, meu Bizavo veio da Servia.Vc conhece alguem la que poderia localizar a cetidão de nascimento dele e que eu pudesse entar em contato.
Meu endereço no orkut.
obrigada.
margareteanovich@hotmail.com

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.