domingo, 1 de junho de 2008

İstambul, Turquia (30 de maio a 02 de junho de 2008): ultima parada, na fronteira entre duas civilizacoes.






















Istambul, Turquia. Finalmente, apos quase um mes de viagem, apenas por terra e mar, partindo de Helsinque, na Finlandia, no extremo norte da Europa, cheguei a meu porto final, justamente na fronteira entre a Europa e Asia e entre duas civilizacoes que ao longo da historia travaram varios embates, a crista e mulcumana.
Istambul tem uma historia muito interessante. A pequena cidade-Estado de Byzantium foi conquistada pelos romanos no sec. II D.C., sendo renomeada para Constantinopla depois de o İmperador Constantino mudar sua capital para lah. Em 1453 foi capturada pelo İmperio Otomano (de orientacao mulcumana), que a fez capital.
Essa mistura entre culturas diversas - crista e mulcumana - fez da Turquia, e em especial Istambul, a verdadeira fronteira entre duas civilizacoes bastante diferentes, e que por seculos - e ainda hoje, frise-se - vêm travando embates, muitas vezes sangrentos. Alem disso, Istambul eh a fronteira geografica entre Europa e Asia (na foto 5, de baixo para cima, estou na Asia rs). Nao bastasse tudo isso, e para acrescentar mais tempero nessa mistura delicada e por vezes explosiva, a Turquia faz fronteira com paises como Ira, Iraque e Siria, e durante a guerra fria ainda fazia fronteira com paises hoje independentes, mas que na epoca integravam a extinta URSS! Haja importancia geopolitica para uma soh nacao! rs
Hoje a sıtuacao politica continua conturbada em alguns lugares do pais, em especial na fronteira com o Iraque, que ainda tem o problema dos curdos, minoria etnica que almeja sua propria nacao, e que por vezes promove atentados pelo pais. Nao eh a toa, por exemplo, que nao existem lixeiras na maioria dos lugares de grande movimento da cidade, justamente por causa da ameaca do terrorismo.
Mas nao se assustem, a Turquia estah longe de ser um pais perigoso, pelo contrario, as ruas sao extremamente policiadas e as pessoas andam calmamente, a qualquer hora do dia, exceto nas faixas de pedestres, pois os motoristas aqui nao parecem ligar muito para esse detalhe. rs A importancia do turismo para o pais eh incrivel, e eh muito grande a quantidade de turistas que se podem ver por Istambul, muito mais do que no Rio de Janeiro, por exemplo.
O resultado desse mix de culturas em İstambul eh muito interessante. Apesar de a imensa maioria da populacao ser mulcumana, o pais eh bastante ocidentalizado e tolerante com as diferencas. Eh comum ver-se, por exemplo, mulheres de veu ao lado de outras sem.
Contudo, nem tudo eh "ocidentalizado". Sao rarissimas, por exemplos, comerciantes mulheres. Trata-se de um trabalho masculino aqui, e os turcos sao excelentes nesse oficio. Tem uma abordagem por vezes incisivas, e querem convence-lo a qualquer custo a consumir seus produtos ou servicos. Nao sao, por isso, mal-educados, em absoluto, usam a labia, e gostam muito de negociar. Eh facil conseguir desconto em praticamente tudo, e trata-se de um verdadeiro habito cultural a negociacao, o que muitos turistas ignoram. Visitamos o Grand Bazaar (foto 4 de cima para baixo) onde existem mais de 4 mil lojas que vendem de tudo, inclusive muitas roupas e perfumes de marcas famosas falsificadas...rs Algo bastante positivo eh que a maioria dos comercios sao familiares. Aqui foi o lugar onde mais vi esse tipo de comercio na viagem. Pouquissimos Mc Donald's, por exemplo, na cidade. Alias a comida eh outro coisa sensacional na Turquia. Muitos frutos do mar, carneiro, kepabs, condimentos, e tudo muito saboroso. Outra instituicao nacional eh o tradicional chah turco, muito bom por sinal.
Eh tambem raro ver mulheres andando com homens na rua em grupos de amigos (exceto turistas ou quando pre-adolescentes). Eh comum, ainda, verem-se homens de maos dadas, o que eh meio estranho, mas parece costume local....rs
O uso de veu parece tb ser mais frequente nas camadas mais pobres da populacao. E hah veus realmente apavorantes, que sao totalmente pretos e cobrem as mulheres dos pes a cabeca, como as burcas, deixando apenas uma pequena abertura para o rosto.
Outra coisa curiosa eh que se veem muitos gatos de ruas, mas pouquissimos cachorros. Acredito que se deva ao fato de o cachorro, para muitos mulcumanos, ser considerado um animal impuro.
Varias vezes por dia eh possivel ouvir, nas ruas, canticos vindo das mesquitas, que sao transmitidos por alto-falantes, dando um ar bem exotico e diferente a paisagem da cidade, que eh coberta de Mesquistas realmente muito bonitas (como a Blue Mosque - Sultan Ahmet Camii - foto 1 e 2 de cima para baixo).
Infelizmente me despeco daqui. Amanha parto para Paris, e de lah para o Rio, e do Rio (ufa!) para Vitoria, onde devo chegar no dia 03. A vontade era continuar viajando, mas enfim, terei que voltar ao trabalho para garantir as proximas viagens...rs Agradeco a todos que acompanharam e comentaram esse blog, e fico feliz de poder rever a maioria quando voltar! Muitos beijos e abracos e ateh a volta!!!!